quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

As inscrições para o EJA Profissionalizante estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas presencialmente nas unidades do SESI em Açailândia, Caxias e Rosário. As vagas são limitadas;  

IMPERATRIZ- Já pensou em iniciar o ano com a oportunidade de concluir o ensino médio e ainda fazer um curso profissionalizante? O Serviço Social da Indústria (SESI/MA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/MA), entidades do Sistema FIEMA, disponibilizam vagas para o EJA Profissionalizante em Açailândia, Caxias e Rosário. A parceria em ofertar o ensino regular juntamente com a qualificação profissional, aumenta a chance de inserção ou recolocação no mercado de trabalho. As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas nas respectivas unidades, mediante apresentação de documento pessoal. As vagas são limitadas. 

A iniciativa voltada para o trabalhador da indústria e seus dependentes, atende também a comunidade desde que o interessado tenha a partir de 18 anos de idade e ter concluído o ensino fundamental. As aulas começarão em fevereiro de 2021, na modalidade semipresencial com 80% das aulas realizadas a distância e 20% presenciais, o que possibilita que o aluno estude onde, como e quando puder, de acordo com sua rotina.  

O superintendente regional do SESI, Diogo Lima, ressalta que a oportunidade disponibilizada garante melhoria de vida por meio da conclusão do ensino médio e da qualificação profissional. “O que estamos oferecendo com essa parceria é uma porta de entrada para que esses jovens e adultos estejam preparados para as oportunidades futuras, além de estarem prontos para atender às demandas das indústrias da nossa região”. 

O EJA  do SESI tem duração de aproximadamente um ano. Já na qualificação profissional ofertada pelo SENAI, a duração é de quatro meses ou até 200 horas e ao final, o estudante sai com dois certificados, sendo um de conclusão do ensino médio e outro de curso de qualificação profissionalizante. As inscrições para os cursos são realizadas de acordo com a unidade que o aluno fizer a inscrição. 

O diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda, acredita que a iniciativa chegou em uma boa hora, por prepara os alunos frente à crise econômica para que possam iniciar sua trajetória em uma profissão, facilitando a inserção ou a recolocação no mercado de trabalho. “ Por se tratar de uma metodologia diferenciada, o aluno sairá ainda mais qualificado e capacitado para ser um profissional melhor ou ainda conquistar um lugar no mercado de trabalho que passa por um momento complicado frente à pandemia”. 

Confira abaixo os cursos disponibilizados por cada uma das unidades do SENAI: 

SENAI AÇAILÂNDIA: Assistente Administrativo, Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial e Eletricista Instalador Residencial. 

SENAI CAXIAS:  Assistente de Recursos Humanos e Assistente Administrativo. 

SENAI ROSÁRIO: Corte e Costura, Assistente Administrativo, Eletricista de Automóveis e Eletricista Residencial. 

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário