sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Resultados de pesquisa sobre a satisfação dos serviços de hospedagem em São Luís foram apresentados pela pesquisadora da Universidade Nova de Lisboa, Samira dos Santos Nogueira, na quinta-feira (15), a empresários e gestores ligados a Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHAMA) e Associação Brasileira da Industria de Hotéis (ABIH/MA). O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur). A pesquisadora, que é maranhense, é mestranda em Estatística e Informação com foco em CRM e Pesquisa e Mercado.

O trabalho utiliza dados de inteligência artificial para avaliar tópicos de turismo no setor hoteleiro de São Luís presentes na plataforma TripAdvisor. “Devido ao ano de 2020 ter sido afetado pela pandemia da Covid-19, resolvi analisar os dados de todas as avaliações feitas em 2018/2019 nas 52 acomodações registradas. Foram 1.400 avaliações e diversas categorias analisadas que podemos utilizar conhecimentos de áreas definidas como Turismo, Data Science e Marketing Estratégico“, explicou Samira Nogueira.

Para o secretário de Estado de Turismo, Catulé Junior, a academia e os setores público e privado precisam dessa troca de conhecimento. “Análises como essa devem ser publicizadas e discutidas para nos ajudar a construir políticas públicas e ações assertivas para o setor do turismo. O estudo é muito interessante e creio que pode ajudar muitos empresários a pensar de forma propositiva, de acordo com o que os hóspedes e visitantes almejam”, explicou.

Os serviços e atendimentos são os principais itens que contribuem para a satisfação do hóspede. A limpeza foi o item mais avaliado como negativo. E, mesmo que a avaliação tenha sido feita pré-pandemia, demonstra que a atenção com higiene deve ser redobrada, principalmente neste período, para que os turistas se sintam seguros.

Tópicos como custo benefício, instalações, atendimento, transportes e restaurantes foram todos avaliados como positivos. Esses itens são importantes para a imagem da cidade. Como propostas, estão investimentos em parcerias com o setor de transportes, restaurantes e marketing.

Para conhecer mais sobre o estudo “Identificando Blue Ocean no Turismo” para identificar oportunidades de negócios no turismo de São Luís – MA”.

Clique AQUI

Informações e fotos: Ascom Turismo.MA

0 comentários:

Postar um comentário