quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Construído no século XIX, o Solar dos Vasconcelos, localizado na Rua da Estrela, Centro Histórico de São Luís, é um dos mais belos exemplares do acervo arquitetônico da capital maranhense. Atual sede da Superintendência do Patrimônio Cultural (SPC) do Maranhão, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secma), o Solar dos Vasconcelos é mais uma das edificações centenárias da cidade a receber obra de restauro, dentro das ações do Nosso Centro, maior programa estadual de intervenções e ações na região central de São Luís.   

Nesta quarta-feira, 27, o secretário de Cultura, Anderson Lindoso, esteve no local onde acompanhou o início das obras de recuperação da fachada do casarão, que corresponde à primeira etapa de intervenções no prédio, como detalha o superintendente do Patrimônio Cultural do Maranhão, Eduardo Longhi.

“Posteriormente faremos a manutenção completa, com troca da fiação elétrica, reforma interna e de instalações hidrossanitárias”, explicou Longhi.

O Solar do Vasconcelos é também abrigo do Memorial do Centro Histórico, composto por coletânea singular de maquetes de barcos típicos maranhenses e de painéis fotográficos que registram a história da preservação e da revitalização do Centro Histórico ludovicense.

“O programa Nosso Centro tem por objetivo dar mais vida à região do Centro Histórico, mas de forma sustentável. Além das ações de habitação e estímulo ao comércio, também temos a revitalização públicos estaduais, para que a gente tenha uma vida mais sustentável nessa região e para que as pessoas preservem mais esse importante espaço da nossa cidade”, frisou o secretário de Cultura, Anderson Lindoso.      

Mais obras

Esse já é o terceiro casarão histórico pertencente ao Poder Executivo Estadual que, nos últimos dois meses, receberam obras de revitalização por meio do programa Nosso Centro.

Sob a coordenação da Secma, também receberam intervenções as fachadas do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão, situado na Rua do Giz, e do Casarão Tech Renato Archer, primeiro hub tecnológico do Maranhão situado na Rua da Estrela e gerido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia Inovação (Secti).

Nosso Centro 

Com investimentos totais orçados em R$ 48,9 milhões, o programa Nosso Centro foi criado em 2019 pelo Governo do Maranhão, com a meta de tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural ao mesmo tempo em que promove o Centro da cidade de São Luís como espaço democrático.

O programa se baseia em cinco polos de atuação: Tecnologia, Habitação, Cultura e Turismo, Comércio e Gastronomia e Institucional.

A ideia é estimular o fluxo de pessoas, apoiar novos empreendimentos, aquecer a atividade econômica, proporcionar moradias a baixo custo, além de recuperar e preservar o patrimônio histórico na região central da capital maranhense. 

Informação: Cultura.MA 

0 comentários:

Postar um comentário