segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Mesmo diante de um ano difícil para o setor do turismo, por conta da pandemia, tivemos avanço em ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Turismo (SETUR). Destaque para o aumento do número de cadastro de artesãos que em 2020 foram realizadas 392 novos cadastramentos. O estado conta agora com 1904 artesãos cadastrados.

Por conta das medidas restritivas de cumprimento dos protocolos sanitários e de isolamento social, os cadastros de artesãos só puderam ser realizados de forma digital. Os interessados acessavam o site do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), onde inseriam seus dados e, logo em seguida, davam continuidade ao processo por meio de atendimento online realizado pela Superintendência de Artesanato do Maranhão, vinculada à Setur.

Ações de qualificação profissional por meio de cursos e palestras desenvolvidas pela Superintendência de Qualificação Profissional, Superintendência de Turismo Lençóis e Delta e da Chapada das Mesas também contribuíram para o aumento no número de cadastro de artesãos no ano passado.

A gestão do programa no Maranhão realizada pela Setur tem o objetivo de promover o artesanato e a cadeia produtiva associada ao turismo.

O secretário Estadual de Turismo, Catulé Júnior, destacou que a aumento do número de cadastramento faz parte de um esforço sistemático que o governo do estado vem fazendo em prol do setor da economia criativa do artesanato.

“Durante a pandemia mantivemos os esforços no sentido de dar continuidade aos trabalhos de melhorias junto a esse segmento importante da cadeia criativa do turismo no estado, que é o artesanato, prestando os devidos atendimento a esse setor”, destacou o secretário.

Para o superintendente de artesanato no Maranhão, Carlos Martins, o aumento da adesão de cadastro de artesãos se deu também pelo lançamento dos editais do “Programa Nosso Artesanato”, desenvolvido pela Setur, e da Lei Aldir Blanc, este realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (SECMA).

“O Programa Nosso Artesanato e o edital da Lei Aldir Blanc, sem dúvida colaborou, pois a participação dos artesãos em ambos os editais só poderia ser possível, mediante o cadastro dos mesmos no PAB e fizemos questão de ampliar a base de artesãos para que mais pessoas pudessem ser contempladas”, explicou o superintendente.

Por meio do Programa Nosso Artesanato foi viabilizado uma ajuda financeira para artesãos através da produção e comercialização de peças para compor um kit promocional de divulgação do destino Maranhão em eventos e recepção aos visitantes do nosso estado. Por meio do edital foram adquiridas 2 mil peças de 10 tipologias diferentes.

A Lei Aldir Blanc beneficiou 130 artesãos maranhenses, com a utilização de aproximadamente R$ 1 milhão de reais

“Assim que pudermos voltar com as ações do Caravana Mais Turismo e do Ceprama Itinerante, impossibilitadas pela pandemia, o número de cadastros realizados irá aumentar ainda mais. Uma vez que além das ações desenvolvidas durante a programação, como palestras, seminários e cursos do Programa Mais Qualificação e Turismo, Mais Infância Mais Turismo, Cadastur e Regionalização, e da exposição e comercialização de peças artesanais, são realizadas também, mapeamento, renovação e cadastramento de artesãos nos municípios visitados pela caravana e a feira itinerante” explicou o superintendente de artesanato no Maranhão, Carlos Martins.

Ações Positivas

Além dos números positivos no cadastramento de artesãos, o Maranhão também comemora o reconhecimento do artesanato local em outros estados, por meio da comercialização de peças produzidas por artesãos de Tutóia, Barreirinhas e São Luís para empresas revendedoras em São Paulo.

O negócio foi intermediado por meio da designer paulista Luly Vianna que, através da Setur, realizou em setembro de 2020 uma consultoria com artesãos dos polos São Luís, Lençóis e Delta sobre Mercado do Artesanato Brasileiro, Qualidade e Acabamento.

Encantada pelo artesanato do Maranhão, Luly Vianna resolveu apresentar a empresários paulistas as peças produzidas pelos artesãos maranhenses.

Cadastro de Artesãos

O artesão interessado em se cadastrar, ou recadastrar, deverá comparecer ao Ceprama com RG e CPF original e cópia, uma foto 3×4, cópia do comprovante de residência e demonstração da produção artesanal.com até 3 peças de produção própria.

Após a apresentação, será feita uma avaliação pela equipe técnica da SETUR e, caso seja aprovado, o cadastro do artesão será inserido no banco de dados do SICAB para que a Carteira Nacional do Artesão seja emitida e entregue ao beneficiário.

Programa Artesanato no Maranhão

Criado pelo Governo do Estado, a Lei 10.402/2015 que instituiu o Programa Artesanato do Maranhão tem a finalidade de fortalecer e fomentar o desenvolvimento do artesanato maranhense de forma integrada com o turismo, visando a melhoria das condições de vida do artesão e preservando os aspectos culturais e ambientais do Estado.

Informação: Turismo.MA 

0 comentários:

Postar um comentário