quarta-feira, 24 de março de 2021

Ogrupo de Pesquisa em Comunicação, Tecnologia e Economia (ETC) da Universidade Federal do Maranhão realizou, no dia 16 de março, a live “Afroempreendedorismo por necessidade vs oportunidade”, que abordou o movimento Black Money e a ancestralidade empreendedora das mulheres negras. A reunião contou com a participação da pesquisadora e estudante de Jornalismo Larissa Baia e do pesquisador e mestrando em Comunicação Alessandro Silva, ambos da UFMA.

Inicialmente, a estudante de Jornalismo mencionou que, no empreendedorismo por oportunidade, não há necessariamente um querer imediato por dinheiro. “Nesse tipo de empreendimento, identifica-se uma oportunidade de realizar um sonho, ou escolher entre um complemento de renda ou de uma independência profissional. No caso das pessoas negras, com base nas estatísticas, a principal motivação é o empreendedorismo por necessidade, pois está ligado ao racismo. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua mostram que as mulheres negras são as que mais sofrem com desemprego, possuem a renda mais baixa e estão sub-representadas em empregos informais como trabalhos domésticos”, relatou.

Já o mestrando Alessandro Silva declarou que é preciso que haja uma reflexão dentro da nossa sociedade sobre essas temáticas. “Está sendo discutida, no trabalho do mestrado, a criação de um espaço que seria um hub — uma rede de apoio a esses afroempreendedores — para que, nesses espaços, eles encontrem apoio para potencializar seus negócios, tenham garantia de crédito e também trabalhem esse vínculo a partir do Black Money, porque, se as pessoas compreendem que eu preciso investir no negócio de uma mulher negra, eu potencializo e permito que ela consiga ascender em outros espaços, para que a comunidade se junte também”, explanou.

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário