quarta-feira, 24 de março de 2021

Serão selecionadas oito rotas turísticas que contemplem cadeias agroalimentares como queijo, vinho, cerveja e frutos da Amazônia

Os interessados em participar do “Projeto Experiências do Brasil Rural” terão até o próximo dia 2 de abril para inscreverem um roteiro turístico para a seleção. A iniciativa, fruto de uma parceria dos Ministérios do Turismo (MTur) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), junto a Universidade Federal Fluminense (UFF), tem o objetivo de apoiar e promover o turismo em áreas rurais do país. Ao todo, serão selecionadas oito rotas de cadeias agroalimentares do queijo, do vinho, da cerveja e dos frutos da Amazônia nas cinco regiões do Brasil.

Inscreva-se aqui

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a proposta irá diversificar a oferta turística brasileira, apoiando a formatação e o posicionamento de produtos e roteiros de experiências no meio rural. “Esta é uma boa oportunidade de aliarmos o setor turístico à agricultura familiar, tão rica e diversa em nosso país. Nosso campo pode ser mais um atrativo destes turistas que buscam aproveitar uma bela paisagem e saborear alimentos típicos de cada canto do nosso Brasil, gerando emprego e renda para os brasileiros”, concluiu.

Os projetos selecionados contarão com apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de produtos e serviços. Também estão previstas capacitações de empresários, empreendedores e produtores rurais para a criação ou aprimoramento de roteiros e experiências. Ao final dos processos de estruturação, a meta é inserir produtos elaborados por pequenos produtores rurais nos bares, restaurantes, meios de hospedagem, lojas de artesanato e outros equipamentos que integram o roteiro turístico rural.

O resultado da seleção para o “Projeto Experiências do Brasil Rural” será divulgado no dia 7 de maio. A divulgação do resultado final ocorrerá em 24 de maio, após o prazo de recursos administrativos. Para saber mais, inclusive sobre os critérios para seleção.

ACORDO DE COOPERAÇÃO – O “Projeto Experiências do Brasil Rural” foi concebido em 2020 por meio da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre o MTur e o MAPA. As cadeias produtivas atendidas no projeto foram definidas a partir das políticas públicas de priorização de ambas as pastas. O foco de atuação do projeto são os empreendimentos da agricultura familiar que atuem na produção agrícola e pecuária, na agroindústria, no extrativismo e no turismo. Os demais empreendimentos também podem participar da seleção, desde que estejam diretamente relacionados às cadeias produtivas priorizadas (queijo, vinho, cerveja e frutos da Amazônia).

O projeto integra uma série de medidas realizadas pelo governo federal para fomentar o Turismo Rural, segmento considerado crucial na retomada das atividades turísticas no contexto pós-pandemia. Isso porque representa uma alternativa de renda para o campo, ajuda a estabilizar a economia local e cria negócios e empregos diretos e indiretos.

Em dezembro do ano passado, o Ministério do Turismo divulgou o Boletim de Inteligência de Mercado no Turismo (BIMT) voltado ao Turismo Rural. O documento apresenta rotas turísticas por todo o Brasil e informações que vão nortear ações futuras. Para acessar a íntegra do Boletim clique AQUI.

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário