terça-feira, 2 de março de 2021

A comitiva de lideranças executivas cumpre agenda positiva nesta terça e quarta-feira, alinhando ações que contemplam critérios e objetivos do Programa de Desenvolvimento Integrado da Agência Espacial Brasileira.

Conhecer de perto as potencialidades de Alcântara, alinhando ações de grande impacto empreendedor que contribuam com o Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI) do Centro Espacial de Alcântara. Esse é o objetivo da diretoria executiva do Sebrae no Maranhão e técnicos da instituição e outras entidades empresariais que estão hoje e amanhã cumprindo agenda positiva na cidade.

A comitiva é formada por representantes das entidades que compõem o grupo de trabalho Pensar o Maranhão, entre elas Sebrae, Fiema (Federação das Indústrias do Estado do Maranhão), Fecomércio (Federação do Comércio do Maranhão) e FAEMA (Federação da Agricultura do Estado do Maranhão); que tem como ponto focal discutir e propor ações de desenvolvimento socioeconômico para Alcântara e região, considerando a existência e influência do Centro Espacial de Alcântara.

“Além desse movimento em conjunto para a validação do Programa de Desenvolvimento Integrado do Centro Espacial de Alcântara, que tem objetivo de desenvolver a infraestrutura da região, criando os modelos de negócios em cadeia da atividade espacial, o Sebrae, em particular, já iniciou as tratativas com o poder público municipal para fortalecer a parceria que já existe em prol do desenvolvimento da economia local, por meio da execução do programa Cidade Empreendedora. Estamos alinhando junto ao próprio prefeito e sua equipe técnica soluções voltadas para dinamizar a economia, centrando no fortalecimento de vocações produtivas como o turismo, o artesanato e a agricultura familiar, além da educação empreendedora", explicita o diretor superintendente do Sebrae estadual, Albertino Leal.

Como primeiro compromisso da agenda positiva, a comitiva foi recebida pelo prefeito Padre William da Silva (PL), na Sala do Empreendedor do município e em uma roda de conversa com a presença também de entidades parceiras e líderes empresariais. ”Alcântara se alegra e agradece ao Sebrae que tem nos estimulado. Nossa gestão tem pautado ações no intuito de resgatar legados e para isso escolhemos construir novos horizontes, e essa manhã isso se consolida. Queremos um município produtivo, assim como Alcântara já foi um dia. E para isso incentivaremos a produção rural, a pesca e o comércio, além do turismo, cultura e educação empreendedora para que esse desenvolvimento tenha sentido de continuidade. Tudo isso se converge ao Cidade Empreendedora, por isso aderimos ao Programa e contamos com o Sebrae", disse o prefeito Padre William.

O Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver os municípios. Em 2021, o programa deve atender mais de 70 municípios maranhenses.

Com população estimada em mais de 22 mil pessoas e localizado no norte maranhense, o município de Alcântara faz parte da Região Metropolitana da Grande São Luís, e tem ativas, segundo dados da Receita Federal do Brasil, cerca de 400 micro e pequenas empresas.

“Diante de um cenário de tamanho potencial empreendedor e considerando o grande o impacto que Centro Espacial trará para Alcântara, não podemos deixar de contribuir para esse momento de transformação e crescimento histórico do município e da região. Nesse sentido, colocamos a disposição um amplo portfólio de ações empreendedoras onde os pequenos negócios são a base e assim trabalhamos para uma gestão empresarial mais eficaz, que utiliza ferramentas que fortalecem a competitividade no mercado. E dessa forma, esse processo pode dinamizar a economia, gerar mais oportunidades, emprego e renda e favorecer o crescimento de outros segmentos e cadeias produtivas, gerando assim o desenvolvimento local, onde todos são beneficiados, seja gestão municipal, empresários e população”, expõe o diretor técnico do Sebrae estadual, Mauro Borralho.

A agenda da comitiva contempla ainda um tour empresarial, com visitação ao Polo de Artesanato de Santa Maria, ao local onde será construído o Distrito Industrial de Alcântara e as Agrovilas Quilombolas do Cajueiro e Pepita.

SEBRAE EM ALCÂNTARA

Alcântara é um dos municípios do estado que já tem recebido uma série de intervenções do Sebrae em prol do desenvolvimento local. Dentre as ações já realizadas destaque para o Festival Gastronômico, capacitações Como Desenvolver Uma Empresa de Sucesso – Codes, Negócio Certo Rural e Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, que levou a educação empreendedora para as escolas municipais. Além disso, ações de Políticas Públicas, como o Programa Líder e ações de Turismo, onde foram capacitados empreendedores que trabalham com alimentação e bebidas durantes o festejo do Divino Espírito Santo. Oficinas, cursos e palestras voltadas para o MEI, ações em parceria com o IFMA, como o inventário turístico de Alcântara e Plano e criação do Conselho de Turismo do município. Incentivo ao artesanato local e a comunidades quilombolas também estão dentre as intervenções realizadas pelo Sebrae no município, a exemplo da comunidade de Itamatatiua e Polo de Artesanato de Santa Maria.

Informação: Sebrae-MA 

0 comentários:

Postar um comentário