segunda-feira, 29 de março de 2021

O uso de drogas entre idosos cresceu mundialmente nos últimos anos e os países devem agir para combater essa “epidemia oculta”. A informação está no relatório anual do Painel Internacional de Controle de Narcóticos (INBC, na sigla em inglês), publicado na quinta-feira (25). O corpo de especialistas independentes também destacou o impacto negativo que a pandemia de COVID-19 está tendo no estoque mundial de medicamentos e no bem-estar de pessoas com transtornos de saúde mental e abuso de substâncias.

“A pandemia causou um grande dano para a saúde e o bem-estar de pessoas idosas. Entretanto, há também uma epidemia oculta de uso de drogas afetando esse grupo populacional. O uso de drogas e as mortes relacionadas às drogas entre os idosos têm aumentado, assim como o número de pessoas idosas em tratamento para problemas com o uso de drogas”, disse o presidente da INBC, Cornelis de Joncheere.

À medida que o mundo envelhece, o uso de drogas por pessoas acima de 65 anos cresce. O relatório constatou o aumento do uso de analgésicos, tranquilizantes e sedativos entre esse grupo demográfico. Idosos com problemas de uso de substância encaram problemas específicos relacionados à idade, incluindo isolamento e mudanças físicas.

Para reverter essa “tendência alarmante”, o INBC recomendou que governos  intensifiquem pesquisas sobre o uso de drogas entre idosos, negligenciados em pesquisas sobre uso de drogas, e melhorem o acesso a serviços de saúde e tratamento para estas pessoas.

Tratamento - Por outro lado, a demanda por alguns remédios controlados aumentou durante a pandemia de COVID-19, o que também causou interrupções nas cadeias de abastecimento global. Os serviços de saúde e acesso a medicamentos, incluindo para pessoas com transtornos de saúde mental e uso de substâncias, foram afetados. O INBC destacou que governos devem garantir que essas populações tenham acesso contínuo a serviços de prevenção e tratamento durante a crise mundial.

Com o aumento da demanda de remédios para a COVID-19 reduzindo ainda mais a disponibilidade de alguns medicamentos que contêm substâncias controladas, os países foram instados a revisar sua demanda prevista para esses tratamentos e para agilizar requerimentos administrativos e logísticos.

Narcotráfico online - O INCB relatou outros efeitos da pandemia, como o aumento do tráfico de drogas online através de comunicação criptografada por grupos do crime organizado.

Os usuários de drogas também estão usando a chamada dark web, redes sociais e fóruns online para obter substâncias ilícitas. Restrições de viagens e medidas de distanciamento físico também levaram a escassez de algumas drogas e preços mais altos no mercado ilegal. Ao mesmo tempo, os índices de overdose aumentaram devido à diminuição da pureza dos suprimentos de drogas ilícitas e o uso de fentanil, um opioide sintético.

A deterioração da situação do controle das drogas no Afeganistão continua a ser uma preocupação. O país foi responsável por quase 85% da produção mundial de ópio nos últimos 5 anos e a produção ilícita continuou alta em 2019. O INCB instou a comunidade internacional a fornecer assistência técnica e financeira para apoiar os esforços do controle de drogas no país.

“Se o cultivo e produção de drogas ilícitas, o tráfico de drogas, o uso de drogas e os distúrbios por uso de drogas não forem abordados de forma abrangente, os esforços mais amplos para o desenvolvimento sustentável, prosperidade e paz no Afeganistão têm poucas chances de serem eficazes”, alertou de Joncheere.

INBC - O Painel Internacional de Controle de Narcóticos é um órgão independente de monitoramento para a implementação das convenções internacionais de controle de drogas das Nações Unidas. Foi estabelecido em 1968, em acordo com a Convenção Única de Drogas e Narcóticos, de 1961.

Informação: Nações Unidas 

0 comentários:

Postar um comentário