sexta-feira, 23 de abril de 2021

No dia 22 de abril de 1500, o Brasil entrou para o mapa mundial e desde então vem conquistando espaço como importante destino turístico

Há 521 anos, as belezas paradisíacas do sul da Bahia eram avistadas pela primeira vez pelos portugueses. Desde então, as potencialidades econômicas e sociais do Brasil foram alavancadas e fizeram o país entrar para o mapa mundial e se tornar uma das nações emergentes mais importantes do globo. Muita coisa mudou desde aquele 22 de abril de 1500, mas a exuberância da natureza e a riqueza cultural que chamaram a atenção dos europeus continuam encantando o mundo.

A Costa do Descobrimento, que compreende os municípios baianos de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte, ainda mantém viva a memória do momento histórico. Em Porto Seguro, o Marco do Descobrimento guarda o monumento trazido de Portugal, uma coluna de pedra que possui uma inscrição afirmando a soberania portuguesa. A cidade também sedia o Memorial da Epopeia do Descobrimento, que homenageia a época da chegada dos portugueses. Lá é possível ver uma réplica em tamanho real da Nau Capitânia, uma das embarcações que trouxeram os europeus ao Brasil.

"A relevância de Porto Seguro para a história da nação é tanta que o presidente Jair Bolsonaro pretende abraçar a proposta de fazer da cidade capital simbólica do Brasil todo dia 22 de abril, o que agregaria ainda mais valor turístico à região”, lembrou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

A região da Bahia foi apenas a porta de entrada para a infinidade de riquezas que o Brasil poderia oferecer. Hoje, mais de 500 anos depois, o país já se consolidou como um importante destino turístico, mas de possibilidades ainda não exploradas.

“O Brasil é o segundo país no mundo em atrativos naturais, possui mais de 20 Patrimônios Históricos Culturais tombados pela Unesco, mais de 9 mil quilômetros de costa, seis biomas, gastronomia exclusiva e clima ameno. Cada canto desse país é único e o Brasil tem potencial para crescer ainda mais como destino turístico mundial quando a pandemia terminar", ressaltou o ministro.

No dia que marca o descobrimento do país, Machado Neto destacou ainda que o cenário atual será importante para a valorização do setor. “O turismo nada mais é do que um eterno descobrimento da arte, da cultura, das paisagens, do povo. Nosso trabalho é fazer com que o mundo continue descobrindo o Brasil e, principalmente, que os próprios brasileiros conheçam a sua terra, que é de dar inveja a qualquer outro país", ressaltou.

TURISMO CÍVICO - O dia 22 de abril está entre as datas mais importantes para o turismo cívico brasileiro, segmento dedicado à valorização dos símbolos, monumentos, personalidades e locais de relevância histórica e estrutural para a compreensão da identidade nacional.

A fim de estimular o turismo cívico no Brasil, o Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões (SNAIC), firmou Termo de Execução Descentralizada com a Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) com o objetivo de realizar pesquisas voltadas à formação de um acervo digital contendo os principais traços característicos da identidade do país.

Os estudos indicarão o material interativo que dará forma ao Projeto Brasil para Brasileiros, podendo ser composto por imagens, áudios, vídeos, réplicas e outros formatos. A iniciativa busca ampliar a percepção quanto à importância dos símbolos nacionais (Bandeira, Brasão, Hino e Selo) e de nomes representativos do país em áreas como arte, ciência, política, esporte e cultura. O acervo será concedido a investidores privados para exposição em centros de visitação, devendo haver, inicialmente, pelo menos uma unidade em cada macrorregião brasileira. Saiba mais sobre o Projeto Brasil para Brasileiros clicando aqui.

Informação: Ministério do Turismo  

0 comentários:

Postar um comentário