sexta-feira, 23 de abril de 2021

Encontro virtual acontece na sexta, 30/04, a partir das 9h

SÃO LUÍS - A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), promove na próxima sexta (30/04) o Encontro com Empresários. Diante da pandemia e da necessidade de respeitar os protocolos de segurança, o evento será on line, transmitido via site da federação: www.fiema.org.br, a partir das 9h.  

O encontro terá como tema: “Como o Open Banking e as novas tecnologias podem ajudar as empresas a ter um maior e melhor acesso ao crédito”. A proposta do encontro é fazer uma linha do tempo de como se chegou no modelo atual de banco, o movimento de fintechs e uma provocação sobre como o Open Banking transforma o nosso conceito de banco para o futuro, com a apresentação de um case da empresa KALEA Crédito Inteligente que vai estabelecer novos modelos e novos fluxos de relações com o mercado de crédito.  

Com mais concorrência e juros menores, o Open Banking tem como objetivo mudar o mercado de crédito no Brasil elevando os volumes de concessão de crédito e reduzindo as taxas cobradas. O Open Banking é um conjunto de regras e tecnologias que vai permitir o compartilhamento de dados e serviços de clientes entre instituições financeiras, por meio da integração de seus respectivos sistemas.  

Entre outras consequências, a chegada do Open Banking no Brasil deve gerar impactos profundos no mercado de crédito. Como as instituições financeiras terão mais informações para fazer análises de potenciais devedores, a concorrência tende a aumentar, assim como o volume de crédito disponível. Com maior concorrência, os juros devem cair, mas essas mudanças devem ocorrer a longo prazo. 

“Assim o Encontro com Empresários traz a discussão, esse novo modelo de mercado de crédito com o intuito de reduzir essa barreira de entrada, democratizando empréstimos. Bancos, fintechs e demais instituições financeiras passam a ter acesso a informações de pessoas físicas e empresas – desde que autorizados -, e o cliente passa a ter mais opções para escolher as melhores condições para o serviço que deseja utilizar”, destaca o superintendente da FIEMA, César Miranda. 

Um dos palestrantes do encontro é Luiz Falbo Di Cavalcanti - Fundador da Fintech KALEA, o marketplace REVERSO do Crédito empresarial, acelerada pelo LIFT LAB do Banco Central, com apoio da Microsoft, e integrante do HUB de Inovação do Banco do Nordeste; que atuou em auditoria e consultoria por meio da  Pricewaterhouse Coopers; - CFO de empresas de grande Grupo Industrial do Nordeste; - especialista em Finanças Empresariais pela FGV e administrador de empresas formado pela FCAP/UPE.  

O outro palestrante do encontro é Rodrigoh Henriques - líder de Inovação da Fenasbac e coordenador LIFT - Head de Inovação na Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) - Coordenador do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT Lab), iniciativa conjunta com o Banco Central do Brasil, onde ajudou a acelerar mais de 50 projetos com impacto no SFN - Especialista nas áreas de Inovação e Sistemas Complexos Adaptativos com mais de 25 anos de experiência em redesenho estratégico e criação de ecossistemas de inovação. 

O encontro terá como mediadora a líder de Comunidade LIFT/ Designer de Inovação Fenasbac, Danielle Teixeira, que é pós-graduada em design pelo IESB, com trabalhos selecionados em premiações nacionais e internacionais. Em 2016 morou na China, onde acompanhou a aceleração de soluções financeiras como o pagamento instantâneo. De lá para cá, ajudou startups a criarem e validarem modelos de negócios, UI e UX. 

Atualmente é designer de Inovação na Fenasbac e participa da coordenação de projetos como o LIFT, em parceria com o Banco Central, com objetivo de inovar o Sistema Financeiro Nacional por meio de fintechs, onde também é Líder de Comunidade.  

Para o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves, o encontro é uma oportunidade interessante por ampliar conhecimentos e oferecer mecanismos para melhoria das indústrias maranhenses. “Iniciativas como essa permitem que os empresários possam encontrar apoio e se preparar para tornar suas empresas mais competitivas e livres de qualquer situação de riscos, já que estamos em um cenário de pandemia e precisamos de um ambiente favorável para os negócios”, concluiu. 

O encontro com empresários é aberto, gratuito e não necessita de inscrição e acontece no próximo dia 30 de abril, a partir das 9h da manhã, no site da FIEMA, www.fiema.org.br 

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário