sexta-feira, 28 de maio de 2021

Em unidades móveis, o SESI levou atendimento médico a comunidades quilombolas 

ALCÂNTARA – Depois de atuar em abril no apoio a vacinação contra a Covid-19 na cidade de Alcântara, o Sistema FIEMA por meio do Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA), finalizou nesta sexta (28/05) o SESI Itinerante. 

Trata-se de uma série de ações de saúde que aconteceram na sede do município e nas agrovilas de Alcântara (Peru, Cajueiro, Pepital). Foram realizados nessa semana, 2.782 atendimentos e mais de 1100 pessoas que foram beneficiadas com serviços oftalmológicos, odontológicos, alimentação e nutrição, oficina de sucos regionais circuito saúde com aferição de pressão e teste de glicemia, curso de informática, formação continuada para diretores, coordenadores e professores da rede municipal de educação, em várias habilidades e competências exigidas pela nova BNCC, além da distribuição de mais de 1500 máscaras de tecido.  

Toda essa iniciativa é uma contribuição do Sistema FIEMA por meio da Comissão de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (CDI-CEA), realizada na cidade de Alcântara com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, o ministro da Educação, Milton Ribeiro e representantes do Ministério da Agricultura e Turismo. 

A CDI-CEA tem a missão de formular, propor e monitorar o Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA). Toda a ação itinerante seguiu os protocolos de saúde e segurança de combate à covid-19. 

“Essa é mais uma ação do Programa de Desenvolvimento integrado para Centro Espacial de Alcântara, o PDI - CEA, que está sendo coordenado pela CDI –ICEA. Um dos pilares do programa também são os atendimentos socioeconômico educativo para a população da região e o SESI e SENAI estão aqui nesse momento no povoado Cajueiro, fazendo esses atendimentos visando trazer alívio para essa população menos assistida. Esse é um pontapé inicial e acredito que haja uma articulação mais tarde com a prefeitura para que essas ações ocorram novamente”, destaca o diretor da FIEMA e coordenador do GT-FIEMA "Pensar o Maranhão", Luiz Fernando Renner. 

“O SESI em nome do Sistema FIEMA está aqui em Alcântara, integrado as ações do CDI/CEA para realizar esses atendimentos. Essa é a demonstração do comprometimento da Agência Espacial Brasileira, do Governo Federal e das entidades maranhenses do setor empresarial com o desenvolvimento de Alcântara, preparando a cidade para as oportunidades que surgirão com o Centro de Lançamento”, destacou o superintendente do SESI-MA, Diogo Lima que fez questão de agradecer o apoio logístico e de transporte do Centro de Lançamento de Alcântara.  

“A Prefeitura Municipal de Alcântara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público agradecer mais uma vez o apoio do SESI, que prestou mais um importante apoio à saúde de Alcântara. Reafirmamos nossa parceria e votos de agradecimentos!”, destacou a secretária municipal de Saúde de Alcântara, Sormanne Branco.   

Presente na ação do SESI em Alcântara, onde participou de mais uma reunião do CDI-CEA e de uma agenda interministerial, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes parabenizou o sistema FIEMA pela atuação em Alcântara. 

“Parabenizo a FIEMA por esse trabalho a todas as unidades que participam aqui também, Sesi, Senai, a todos aqueles que dedicam tempo para ajudar essas pessoas e eu sei que não é só aqui, tem feito esse trabalho em vários lugares, é uma ação de estrema mobilidade operacional. Eu tenho muita honra em dizer que fui aluno do SESI e fui aluno do SENAI então quando eu vejo isso aqui já me dá muito orgulho, a satisfação é dupla, primeiro em poder participar com vocês e segundo porque faço parte da família. Parabéns a todos!”, destacou o ministro.  

“O SESI está com uma ação importantíssima na comunidade alcantarense, não só na sede, como também nos povoados abrangendo diversas coisas, cursos, serviços na área da saúde. Essas palavras são chaves, é integração é oportunidade e essa sinergia de todos nós arregaçando a manga e crescendo junto com a comunidade”, destacou Carlos Moura, presidente da Agência Espacial Brasileira.  

SENAI - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) realiza na cidade de Alcântara, cursos de qualificação profissional de Pedreiro de Alvenaria e Costura industrial do vestuário para a comunidade de Alcântara. Durante a ação dessa semana, na agrovila do Cajueiro realizou um curso de confecção de turbantes, na área de vestuário. 

Presente a visita, o diretor do SENAI, Raimundo Arruda, destacou que a entidade está de mãos dadas com a Agência Espacial Brasileira, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Governo Municipal, com o objetivo em conjunto de buscar sustentabilidade para o município de Alcântara. 

“O SENAI elaborou um portfólio à altura do que o município de Alcântara necessita, para que se possa promover não só a capacitação profissional como também serviço de tecnologia e inovação. Esse evento também é importante para a realização de parcerias, visando minimizar custos e melhorar a efetividade das nossas instituições. 

Estamos conversando com o Reitor do IFMA, Carlos César, para que possamos desenvolver uma articulação conjunta no município de Alcântara, em benefício do nosso estado”, finalizou o diretor do SENAI, Raimundo Arruda. 

Informação: Fiema 

0 comentários:

Postar um comentário