quinta-feira, 20 de maio de 2021


O Governo do Estado, através do Projeto Turismo Seguro, coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), realizou, nesta quinta-feira (20), uma reunião online com representantes ligados à atividade turística do município de Barreirinhas. 

O objetivo principal do encontro foi discutir sobre o andamento do Projeto Turismo Seguro e fazer o alinhamento dos planos de ações e etapas que promovam a segurança turística dos Lençóis Maranhenses, além de fortalecer a parceria entre o poder público e agentes ligados à cadeia produtiva do turismo da região.

O secretário estadual de Turismo, Catulé Júnior, destacou o empenho das entidades no fortalecimento da segurança dentro da cadeia do turismo no Maranhão.  

“Estamos construindo um planejamento de ações e monitoramento constante que efetive boas práticas e fortaleça a segurança turística dos nossos destinos”, destacou o secretário Estadual de Turismo, Catulé Júnior.

Participaram do encontro virtual representantes da Capitania dos Portos do Maranhão; do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); da Cooperativa de Transporte Náutico dos Pilotos e Proprietários de Embarcações de Barreirinhas-Ma (Coopernautica); do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBM-MA); Centro Tático Aéreo (CTA); Batalhão de Policia Militar do Turismo (BPTUR), além do secretário Municipal de Turismo de Barreirinhas, Carlos Kerluylys, guias de turismo, condutores, e demais agentes.   

Durante a reunião, a Superintendência de Qualificação Profissional da Setur apresentou aos agentes uma sugestão de requisitos preventivos de segurança turística para avaliação e validação das propostas, bem como a divulgação de um calendário de atividades de cursos e sensibilização que será executado pela Setur. 

Entre as atividades de sensibilização que serão implementadas na região está o lançamento do edital de convocação para o primeiro módulo do curso de Boa Práticas de Segurança no Turismo, que será ofertado para agentes turísticos de Barreirinhas.

As aulas serão ministradas no período de 7 a 11 de junho, sendo que, ao final do curso, serão entregues os certificados e camisas de proteção solar para os alunos e será lançado o CheckList de Segurança no Turismo e Guia de Bolso para turistas, empresas e profissionais ligados à atividade turística, com recomendações de práticas seguras para esse público. Ainda dentro da etapa de sensibilização, será realizada uma Blitz Turismo Seguro com objetivo de conscientizar os trabalhadores do setor turístico local.

Para o superintendente de Qualificação Profissional da Setur, Fernando Campelo, a reunião foi importante para firmar o compromisso e os novos passos para o encaminhamento do projeto.

“A Setur, como agente de sensibilização, vai atuar com o objetivo de qualificar de forma especifica os agentes atuantes do turismo no que diz respeito à segurança turística, pois entendemos que a segurança é um critério ativo importantíssimo de qualidade do destino”, frisou o superintendente.

Informação: Turismo.MA

0 comentários:

Postar um comentário