sexta-feira, 4 de junho de 2021

Para obter os melhores efeitos na instalação da iluminação  

Os trilhos com spots reguláveis no teto dessa sala oferecem diferentes possibilidades de iluminação.

Luz é vida! E pode fazer toda a diferença realçando ou prejudicando a decoração dos ambiente, dependendo de como for projetada.

Um eficiente projeto de iluminação garante não apenas mais saúde como também qualidade de vida. Através de lustres, arandelas, luminárias, plafons e luzes diferenciadas pode-se valorizar um ambiente, e mudar totalmente a decoração com um simples toque de luz. E em tempos de pandemia e home office, a atenção à iluminação do espaço dedicado ao estudo ou trabalho em casa deve ser ainda mais especial.

Até o próximo dia 08 de junto está acontecendo, em todas as lojas do Grupo Potiguar de São Luís e Imperatriz, o Festival de Elétrica e Iluminação; com promoções especiais para levar mais luz e segurança elétrica aos lares maranhenses. E os arquitetos das lojas Potiguar podem ajudar orientando qual o tipo mais adequado de iluminação para cada ambiente, assim como orientar quais os tipos de lâmpadas mais econômicas e sustentáveis, a exemplo dos modelos em LED.

As fitas de Led usadas no teto e na parede criaram uma luz indireta aconchegante e ainda imprimem um ar de sofisticação e modernidade ao hall do escritório.

Eles separaram também algumas dicas básicas sobre iluminação. A primeira dica é como criar um ambiente bem iluminado, sem áreas de sombra. Para tal, vale utilizar mais de um tipo de iluminação no mesmo ambiente, para gerar um efeito interessante e criar uma composição eficiente. Pode-se mesclar o uso de lâmpadas dicroicas ou de led, além de fitas de led que podem ser instaladas em sancas no teto, paredes, laterais de móveis ou painéis; além de lâmpadas fluorescentes para áreas que necessitem de maior luminosidade, e ao contrário, luminárias ou abajures nos pontos em ficar alguma sombra.

Outra opção inteligente é investir em luminárias direcionáveis, que ofereçam a possibilidade de direcionar a luz para campos específicos. Mas tudo começa pela análise de cada ambiente. Numa sala por exemplo, que geralmente é multifuncional, deve-se criar uma composição de luz, para atender aos diversos fins. Iluminação direta com lâmpadas e pendentes; iluminação indireta com fitas de LED ou abajures; além de spots embutidos nos forros, criando um jogo de luzes que tanto servirá para criar uma atmosfera de conforto e intimidade, como ressaltará objetos ou outros detalhes da decoração.

Mas atenção, evite posicionar spots de luz sobre sofás e poltronas, para que a luz não esquente muito o local em que as pessoas irão sentar. A dica é chamar mais a atenção através da luz, para pontos como mesas de centro e aparadores. Valorize revestimentos especiais de paredes com uma luz direcionada. Ilumine obras de arte, mas sempre com lâmpadas adequadas e que não irão estragar a tela. Em suma, a dica é criar em uma sala diversas possibilidades de luz, para que consiga iluminar o ambiente de acordo com o uso – seja uma festa ou um jantar romântico a dois, o melhor é ter várias possibilidades de luz para usar em cada tipo de evento.   

No quarto, a luz indireta é a mais indicada para garantir relaxamento. E os pendentes nas laterais da cama são sempre uma excelente escolha.

Já nos quartos, a dica é investir em luzes mais suaves, por ser um ambiente de descanso e relaxamento. A dica é utilizar um dimmer para controlar a intensidade da luz, para adequar melhor a intensidade da iluminação. Luzes indiretas de pendentes instalados nas laterais da cama são outra boa opção, além de uma luz mais forte e direcionada para a leitura, seja próximo à cama ou a uma poltrona ou sofá.

Cada vez mais usadas, as fitas de LED são fáceis de instalar e ótimas para destacar nichos, prateleiras em uma cozinha ou detalhes de um quartinho de bebê. Elas ajudam a criar um efeito de iluminação indireta e são muito versáteis.

E para iluminar áreas externas, como quintais, varandas, piscinas, entre outros espaços vale criar pontos de destaque no ambiente externo e que podem ser úteis para criar uma melhor iluminação. Por exemplo, pode-se colocar fitas de LED azul na borda de uma piscina; mas sempre considerando também a checagem das instalações elétricas do ambiente. Cuidado na escolha dos materiais, que devem ser próprios para a iluminação de áreas externas e que sejam resistentes a chuvas, sol e vento. Para áreas de convivência como terraços, churrasqueiras, piscinas e saunas a dica é instalar sensores automáticos e sensores de presença, que irão acionar a luz, mas somente quando houver alguém presente, o que ajudará a economizar energia.

Informação: Intermídia Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário