sexta-feira, 4 de junho de 2021

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), participou do 1º Fórum das Capitais, evento nacional que reuniu secretários de Turismo de todo o Brasil. O evento foi realizado pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur) e ocorreu em Brasília, esta semana.

Na ocasião, a Setur São Luís assinou um Protocolo de Intenções com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), bem como um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza (SETFOR).

Participaram do evento mais de 50 secretários de Turismo do Brasil e ainda o ministro do Turismo, Gilson Machado, o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Carlos Brito, o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, o deputado federal Bibo Nunes e outras autoridades.

“Foi muito enriquecedor todo o evento. Participamos de uma programação sólida, com palestrantes importantes para a atuação do turismo em nível nacional. Foram apresentados caminhos importantes que devemos seguir para inserir São Luís nas ações dos órgãos nacionais do setor. Essa é uma das diretrizes do prefeito Eduardo Braide voltada para alavancar casa vez mais o setor na nossa cidade.  Agora, vamos trabalhar para colocar em prática tudo que aprendemos”, afirmou o secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos.

O 1º Fórum das Capitais teve como proposta compartilhar diretrizes sobre o turismo  em nível nacional, além de contar com uma programação com as equipes técnicas do Ministério do Turismo e da (Embratur).

Parcerias

No mês de abril, em visita à Setur DF, o secretário de São Luís, Saulo Santos, e a secretária do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, iniciaram o desenvolvimento de um roteiro que vai integrar os dois destinos, somando para a economia e geração de emprego locais. Durante o evento da Anseditur, foi assinado um Protocolo de Intenções, reafirmando o compromisso das instituições em colocar em prática esse e outros projetos juntos.

“Este protocolo vem reafirmar a vontade de construir um roteiro devido à semelhança que nós observamos entre Brasília e São Luís, afinal, as duas são Patrimônio Mundial no que tange às suas arquiteturas”, explicou Vanessa Mendonça.

Também durante o encontro da Anseditur, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria Municipal de Turismo de Fortaleza sobre a Rota do Sol - roteiro que vai envolver São Luís, Fortaleza, Tutóia (MA) e Jericoacoara (CE). Com isto, pretende-se desenvolver e integrar ainda mais essas regiões turísticas.

O secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, destacou a importância da criação de roteiros integrados. “Com esse roteiro, nós podemos mostrar ao turista uma grande diversidade de atrativos. Além disso, aproximamos ainda mais as cidades de Fortaleza e São Luís também, fortalecendo o turismo e gerando emprego e renda”.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário