segunda-feira, 21 de junho de 2021

O Maranhão segue avançando no combate à Covid-19, em diversas frentes para minimizar os impactos pandemia, e entre essas ações está o trabalho de fortalecimento da educação com apoio às redes municipais com foco na preparação para o retorno ao ensino presencial, no âmbito do Pacto pela Aprendizagem. Nesta segunda-feira (21), foi realizada nova etapa de entrega de kits literários e pedagógicos para mais 10 municípios maranhenses, até o momento 20 redes municipais receberam o material.

“O governo Flávio Dino trabalha em várias frentes para o enfrentamento à pandemia, e uma dessas medidas é a entrega de acervo literário e kits pedagógicos aos municípios, no âmbito do Pacto pela Aprendizagem, que é um dos eixos pedagógicos do Programa Escola Digna. Já estamos na segunda etapa de entregas que chegará a cem municípios, nesse primeiro momento. Juntos, vamos vencer esse desafio que é de todos nós: possibilitar que o estudante encontre o caminho de volta para a escola e possamos seguir transformando a vida das pessoas pela Educação”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

A entrega desta segunda-feira foi realizada no auditório do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação Joãozinho Trinta, no bairro Cohab, em São Luís, com a presença do secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso; o deputado estadual Wendel Lages; a escritora Dilercy Adler; os prefeitos Osvaldo Luís Gomes (Guimarães), Luciana Trinta (Araioses), Linielda do Elton (Matinha), Paula Azevedo (Paço do Lumiar), Toca Serra (Pedro do Rosário); os vice-prefeitos Antônio Marcos (Barra do Corda) e Juscelino da Fazendinha (Coroatá), além de vereadores e dirigentes municipais de educação.

“Esse é um mês de esperança, com a vacinação, através dos arraiais da vacinação, que estamos realizando, levando alegria para o povo com a esperança da vacina, mas, também, com o contato com a cultura popular, e também estamos levando cultura através dos livros, das letras, da oportunidade, com a entrega desses kits. Nessa semana, vamos entregar obras educacionais, entre elas, faróis do saber, para que as pessoas tenham acesso à leitura, não somente estudantes e professores, mas as comunidades, para que crianças e jovens possam escolher no futuro o que desejam ser”, apontou o secretário Anderson Lindoso.

Nessa etapa foram contemplados: Guimarães, Itapecuru, Araioses, Barra do Corda, Coroatá, Cururupu, Matinha, Paço do Lumiar, Pedro do Rosário, Tutóia.

“Esse é um momento ímpar, no qual estamos recebendo esses kits de leitura. A gente só vai transformar o mundo quando houver educação e leitura para todos, e possamos ter igualdade para todos. Por isso, os municípios só têm a ganhar com essa parceria”, disse o prefeito de Guimarães, Osvaldo Luís Gomes.

Os kits são compostos por: uma caixa com acervo de literatura maranhense (100 livros); acervo com literatura brasileira, com quatro estantes e quatro caixas de livros (144 livros). Cada município também receberá o kit aluno, constituído por 25 caixas com 300 kits individuais, contendo: 3 cadernos, 1 grafite, 4 canetas azuis, 1 vermelha e 1 preta, 2 caixas de pontas de grafite, 1 calculadora com pilha e 1 régua.

Informação: MA.gov  

0 comentários:

Postar um comentário