segunda-feira, 21 de junho de 2021

Cadê meu boi? Para alegria dos brincantes, cinéfilos e cinéfilas, o bumba meu boi e a festa de São João serão retratados na primeira edição da Mostra Equiô de Cinema, online, que exibe oito filmes, três curtas, quatro média-metragens e um longa. E o melhor de tudo, de graça, entre os dias 24 e 30 de junho.

Para assistir aos filmes basta acessar o YouTube do Governo do Maranhão (youtube.com/GovernoMA), que está organizando a exibição através da Secretaria de Estado da Comunicação Social, em parceria com diretores e realizadores de cinema.

Guriatã (2018), filme sobre o maior cantador de bumba meu boi do Maranhão, é um dos destaques. Dirigido por Renata Amaral, o longa conta a história do mestre Humberto de Maracanã, que por mais de 40 anos esteve à frente do Batalhão de Ouro do Bumba Boi de Maracanã, um dos principais grupos do gênero no estado.

A cidade de Matinha, na Baixada Maranhense, também tem um lugar especial na mostra. O documentário Sotaque – Encontro da Baixada (2017), dirigido por Marise Farias, retrata o Encontro de Bumba Meu Boi, de sotaque da Baixada, realizado anualmente no município desde 1977. Em uma única noite, inúmeros grupos de toda a baixada se reúnem para formar um espetáculo único de cores e som, de raiz.

Ainda sobre o interior do estado, no curta Fragmentos do Bumba Meu Boi de Buriti Bravo em 1974 (2021), o cineasta Murilo Santos conta a história das imagens que registrou na cidade há mais de 40 anos.

Outra dica é Caboclo de Pena (2019), que encanta com o bailado dos 29 Caboclos de Pena de 11 bois de matraca da Ilha de São Luís e do município de Icatu. No filme, os protagonistas destacam a liberdade de criação para seus passos, sem coreografia pré-determinada, cada um com sua ginga e estilo próprio.

A mostra foi idealizada pelo jornalista Saulo Marino em alusão ao São João e tem curadoria da pesquisadora de cinema e servidora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Nadia Biondo. Não esqueça, os filmes estarão disponíveis apenas entre os dias 24 e 30 de junho. Não deixe de conferir a programação completa e programe-se para não perder nada!

Mostra Equiô de Cinema

Quando: de 24 a 30 de junho de 2021

Onde: youtube.com/GovernoMA


Programação:

Sotaque – Encontro da Baixada (2017), de Marise Farias

Guriatã (2018), de Renata Amaral

Caboclo de Pena (2019), de Paula Porta, Calu Zabel e Gabriel Gutierrez

Tambor de crioula (1976), de Murilo Santos

O auto do Bumba boi da Fé em Deus (1998), de Murilo Santos

Fragmentos do Bumba Meu Boi de Buriti Bravo em 1974 (2021), de Murilo Santos

Brincando na Floresta (2015), de Giselle Bossard

É de Zabumba (2015), Luciana de Carvalho

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário