quinta-feira, 17 de junho de 2021

Na sexta-feira, 18 de junho, às 10h, a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), lançará os Painéis de Graduação, uma plataforma virtual que apresenta os indicadores de qualidade dos cursos de graduação, levando em consideração o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). A cerimônia de lançamento ocorrerá no canal oficial da UFMA no YouTube.

Nos painéis da graduação, o usuário pode obter informações sobre a quantidade de cursos ofertados e de vagas ofertadas por semestre, além de ter conhecimento sobre os indicadores de qualidade.

“Com essas informações, é possível realizar um diagnóstico atual dos cursos da Universidade, a fim de verificar a história e evolução das avaliações por curso. O painel mostra que muitos cursos foram melhorando ao longo dos anos, alcançando notas melhores no Enade e melhoraram, também, as notas no CPC dos cursos”, afirmou a pró-reitora Isabel Ibarra.

Desenvolvido em parceria com a STI, a plataforma reúne doze painéis, sendo o último um glossário contendo todos os termos utilizados para deixar o público, externo ou interno, bem-esclarecido no que diz respeito aos conceitos utilizados para retirar as informações contidas no painel. “A ferramenta permite o acesso aos documentos legais de criação, reconhecimento e renovação dos cursos de graduação”, completou Isabel.

Segundo o superintendente de tecnologia da informação, Anilton Maia, o Painel de Cursos de Graduação apresenta informações que foram organizadas por meio de gráficos interativos e intuitivos, sobre os cursos de graduação nas modalidades de ensino presencial e a distância, além dos cursos por meio de convênio com o Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR). “Algumas das informações disponíveis são cursos ofertados, modalidade de ensino, turno, indicadores de qualidade, aluno equivalente por área, número de vagas, atos legais de criação, reconhecimento e renovação dos cursos”, detalhou.

O painel dos cursos está disponível para consulta no site da Universidade (www.ufma.br), no menu "Portal da Transparência", opção "UFMA em Números".

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário