sexta-feira, 9 de julho de 2021

Paraná e Paraíba inauguraram rotas que ofertam novas experiências como trilhas de longa distância e a cultura do chimarrão

Os turistas que viajarem ao Paraná e à Paraíba poderão conferir novos roteiros e regiões turísticas. Isso porque o estado paranaense criou a sua décima quinta região turística, que une dez cidades e traz atrações que englobam o enoturismo, o ecoturismo e o turismo de negócios. Já o estado nordestino, apresentará neste sábado (10.07) a primeira trilha de longa distância da Paraíba e uma das primeiras do Nordeste, no Mirante Vale da Serra, em Araruna (PB).

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a diversificação das atrações em nosso país é essencial para reforçar o potencial do Brasil no segmento turístico. “O ganho de dois novos atrativos vem para mostrar o quanto estamos preparados para uma retomada segura e responsável das atividades, observando a necessidade dos viajantes e dando a opção de descobrir o Brasil com destinos estruturados e diversos”, declarou.

A nova região paranaense é conhecida pela produção da erva-mate. Lá se concentra a maior produção nacional do tipo de forma nativa, sendo cultivada no sistema agroflorestal. Para os apaixonados por chimarrão, a região é uma ótima escolha. Os produtores estão agregando valor e oferecendo outros produtos, como infusões, energéticos e cosméticos. Alguns espaços gastronômicos e de hospitalidade desenvolveram receitas que levam o mate como ingrediente. O produto da cidade de São Mateus do Sul, por exemplo, já conquistou a Indicação Geográfica no Instituto Nacional de Propriedade Industrial agregando valor e referência à erva-mate.

Na Paraíba, a trilha Caminhos das Ararunas é um ótimo atrativo para quem procura por aventura na natureza e trekking em regiões serranas. A trilha terá 100 km de percurso - a 4km do Rio Grande do Norte -, porém, nesse primeiro momento, estarão disponíveis apenas 72 km, sempre entre Araruna e Cuité, na Paraíba. Os turistas e paraibanos ainda podem se hospedar em casas de camping, casas de moradores ou pousadas e hotéis da região. Uma boa opção para os que gostam de um turismo em natureza.

TURISMO EM NATUREZA – Destinos como Araruna (PB) e a nova região paranaense serão alguns dos locais que se destacarão no turismo de natureza no país. O segmento é responsável por 18,9% dos motivos de viagens dos turistas internacionais. Dentro do Brasil, dos 31,5% que estavam em busca de lazer, 25,6% tiveram finalidade o ecoturismo e viagens de aventura.

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário