sexta-feira, 9 de julho de 2021

O prefeito Eduardo Braide entregou, nesta sexta-feira (9), mais duas Unidades de Educação Básica (U.E.B.) totalmente reestruturadas por meio do Programa Escola Nova. As unidades Pedro Marcosini Bertol, no bairro Jaracati, e Alberto Pinheiro (anexo infantil), no Centro, foram reformadas, receberam novos mobiliários, equipamentos e foram totalmente adaptadas para atenderem aos novos protocolos sanitários. Com isso, quando for possível retomar as aulas presenciais, alunos e professores terão mais conforto, segurança e melhores condições de ensino-aprendizagem. Na quinta-feira (8), foram empossados mais 52 professores que reforçarão a rede municipal de ensino na Zona Rural da capital. 

“Estamos entregando hoje mais duas escolas totalmente reformadas por meio do programa Escola Nova. Este é um trabalho que está sendo realizado de forma integrada pelas secretarias de Educação e de Obras e Serviços Públicos, garantindo escolas com maior qualidade e conforto para os nossos alunos e professores e com a segurança necessária para o retorno às aulas presenciais. Este trabalho não vai parar. Ao longo de nossa gestão vamos entregar diversas escolas totalmente requalificadas, melhorando a qualidade de ensino na nossa cidade”, destacou o prefeito Eduardo Braide. 

A vice-prefeita, Esmênia Miranda, afirmou que o Programa Escola Nova está mudando a cara da educação de São Luís. “Estamos implementando um novo modelo de ensino na nossa cidade, dando a alunos e professores uma nova estrutura, não apenas física, mas também reforçando nosso quadro de professores, novos espaços de ensino e oferecendo para nossos alunos o que há de melhor”, assegurou.

Requalificação 

A unidade Pedro Bertol atende 170 alunos do Ensino Fundamental e 70 da Educação Infantil e foi totalmente reestruturada. A escola recebeu revisão de cobertura, recolocação e troca do forro, roço, capina e poda, pintura interna e externa, pintura de piso, sinalização e acessibilidade, revisão dos sistemas elétrico e hidrossanitário. A U.E.B. também ganhou mobiliários novos como mesas e cadeiras escolares, mesas para computadores, mesas e cadeiras para a secretaria, televisão, computadores, jogos infantis e ventiladores.

Por causa da pandemia da Covid-19 a escola foi adaptada para atender aos novos protocolos sanitários. Foram instaladas estações para a lavagem das mãos, sinalização por toda a escola reforçando a importância do uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social. 

O gestor da unidade, Alan Berredo, externou sua satisfação ao receber a escola em condições favoráveis para um retorno seguro. “Estamos muito felizes com essa entrega. Os alunos estão sentindo falta da escola e a escola sentindo falta deles. Nossa expectativa é a melhor possível para esse retorno presencial”, disse. 

A U.E.B. Alberto Pinheiro tem capacidade para atender 124 crianças da Educação Infantil e também recebeu os mesmos serviços, mobiliários, equipamentos e protocolos contra Covid-19. “Estamos com a escola pronta para receber nossas crianças de forma gradual e com segurança '', disse a gestora da unidade, Liana Pinho. 

As duas unidades também foram adaptadas para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência com a instalação de rampas, banheiros adaptados e outras modificações. 

O secretário Municipal de Educação, Marco Moura, informou que a determinação do prefeito Eduardo Braide não é apenas de recuperação da estrutura física das escolas. “É uma reestruturação física, tecnológica, garantindo conectividade, regularização dos conselhos escolares, novos fluxos na gestão das unidades, a ampliação do quadro de professores, a aplicação dos protocolos de prevenção contra Covid-19, entre outras melhorias. Este trabalho está sendo realizado em toda a nossa rede, de acordo com a necessidade de cada escola. Com isso poderemos retomar as aulas presenciais de forma responsável”, afirmou.

Aprovação 

As mudanças agradaram aos principais interessados, os alunos. Maria Clara Fernandes, 8 anos, aluna da U.E.B. Pedro Marcosini Bertol, disse que agora a escola está mais bonita. “Gostei muito da nova escola. Ficou mais bonita, mais colorida”, comentou. 

Lívia Fernanda Carneiro Conceição, 9 anos, que também estuda na U.E.B. Marcosini Bertol está ansiosa para a volta das aulas presenciais. “Já quero voltar para a escola para poder usar os novos jogos e ler na nova biblioteca”, disse animada. 

Também estiveram presentes na entrega das duas escolas, o secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; o secretário municipal de Articulação e Desenvolvimento Metropolitano, André Campos; e o vereador Marcos Castro (PMN). 

Quadro de professores 

Além de trabalhar para melhorar a infraestrutura das escolas, a gestão do prefeito Eduardo Braide também investe no reforço do quadro de profissionais que atuam na rede municipal de ensino. Prova disto foi a posse, na quinta-feira (8), de 52 novos professores que passam a integrar o sistema, diminuindo, assim, a carência de profissionais de ensino, sobretudo em escolas da Zona Rural. 

Os servidores empossados apresentaram grande entusiasmo e disposição para colaborar com o desenvolvimento da educação pública municipal. “O que eu espero para a vida profissional é dedicar os meus conhecimentos, contribuindo, assim, para um melhor desenvolvimento da nossa cidade e para um futuro melhor para nossas crianças”, disse Charlles Roberto Carneiro, um dos professores que tomou posse. 

“Por determinação do prefeito Eduardo Braide demos posse a estes novos professores. Também estamos fazendo uma reorganização interna para que possamos suprir a carência qualitativa e quantitativa em toda a nossa rede”, destacou o secretário municipal de Ensino, Marco Moura. 

Os novos professores atuarão em escolas da Zona Rural com lotação em turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, e na Educação Especial, nas funções de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Braille e Atendimento à Educação Especializada. 

Os profissionais empossados foram aprovados no último concurso realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizado em 2016. Eles já assinaram a posse na Superintendência de Recursos Humanos da Semed, localizada no Centro, e já estão aptos para começar a atuar.

Informação: Agência São Luís 

0 comentários:

Postar um comentário