segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Será inaugurada no dia 3 de agosto a exposição virtual “Reflexões Olímpicas e Dignidade Humana”, que usa como cenário os Jogos Olímpicos e Paralímpicos para tratar de temas sociais, humanos e esportivos. A iniciativa é do eMuseu do Esporte em parceria com o Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin (CBPC) e apoio institucional do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Para visitar a exibição acesse o site do eMuseu do Esporte: www.emuseudoesporte.com.br

A mostra, que estará disponível no site do eMuseu do Esporte, conta ainda com o apoio oficial do Comitê Internacional Pierre de Coubertin e do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e tem a curadoria dos professores Lamartine da Costa, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e  Nelson Todt, da PUC do Rio Grande do Sul.

O conteúdo da exposição, um dos 18 ambientes históricos do eMuseu, entre galerias e exposições em 3D, será composto por entrevistas com diversas personalidades e especialistas das áreas de filosofia e estudos olímpicos, e já reúne nove países e cinco continentes. A exposição abordará quatro temas: Esporte e Valores, Intersexualidade, Refugiados e Liberdade de Expressão.

Para Nelson Todt, as políticas contemporâneas e as relações humanas englobam todas as camadas de uma sociedade e diante disso, os Jogos Olímpicos não são exceção. “O esporte imita a vida, assim como as crises sociais também ecoam no ambiente Olímpico, em atletas e seu entorno. A partir dessa ideia, podemos refletir o quanto o esporte demanda valores que norteiem, por assim dizer, aquela conduta desejável socialmente”, explica o professor. Para ele, o movimento olímpico “provoca a reflexão sobre dignidade humana em resposta à atual crise de valores, contribuindo para o desenvolvimento da igualdade de gênero, bem-estar, paz e redução das desigualdades”.

Lamartine DaCosta, curador do eMuseu do Esporte, considera a exposição virtual uma mudança de rumo nas interpretações do esporte na atualidade. “Até agora, o eMuseu cultivou a memória do esporte por meio de tecnologias inovadoras. Porém, ao se associar aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em parceria com órgãos das Nações Unidas, abrem-se perspectivas globais e de maior impacto para a construção de um esporte do futuro, mantendo-se respeito ao passado e aos temas de alta sensibilidade do presente”, explica.

A diretora do eMuseu do Esporte, Bianca Gama Pena, afirma que “uma das premissas do eMuseu é fazer com que todas as suas iniciativas estejam alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contemplando os 17 ODS”.

A diretora do UNIC Rio, Kimberly Mann, lembra que o esporte é um modelo de trabalho em equipe e também um motor de crescimento econômico para toda a sociedade. “Podemos usar este poder para construir pontes de amizade e coexistência, promover estilos de vida saudáveis ​​e avançar nosso trabalho para alcançar um desenvolvimento sustentável e inclusivo até 2030”, afirma.

O eMuseu do Esporte - O eMuseu do Esporte é uma realização da Gama Assessoria, da UERJ e da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Cooperativas Sociais (ITECS), patrocinada pela ENEL Distribuição Rio em conjunto com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo do Esporte do governo estadual.

Com o apoio de colecionadores, o eMuseu já conta com 10 galerias virtuais permanentes em uma plataforma 3D: Enel; Confederação Brasileira de Basketball (CBB); Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa); Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT); Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM); Comitê Brasileiro do Esporte Master (CBEM); Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB); Museu Galeria Olímpica, Desporto Militar e Comitê Olímpico do Brasil (COB). Esses espaços contam com tour virtual com a exposição de acervos digitais inéditos, possibilitando experiências imersivas aos participantes.

Informação: Nações Unidas 

0 comentários:

Postar um comentário