segunda-feira, 2 de agosto de 2021

O governador do Maranhão e presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento da Amazônia Legal, Flávio Dino, participou de reunião online da coalizão Governadores Pelo Clima com o representante especial do governo dos Estados Unidos sobre o Clima, John Kerry. Na ocasião, Flávio Dino apresentou o Plano de Recuperação Verde (PRV). Também foram debatidos a regeneração ambiental, o equilíbrio climático, a redução de desigualdades e o desenvolvimento de cadeias econômicas verdes nas Américas.

O PRV consiste em uma estratégia de transição para uma economia verde para a região Amazônica, que seja compatível com o combate às desigualdades, com a geração de emprego e renda e com o crescimento econômico sustentável. Seus quatro eixos incluem o freio ao desmatamento ilegal, economia verde com produção sustentável, tecnologia verde/capacitação e infraestrutura verde. Cada eixo se desdobra em programas regionais. 

Para o governador Flávio Dino, “a reunião foi importante, pois as regiões brasileiras apresentaram as suas prioridades, uma vez que o presidente Joe Biden resolveu adotar como parâmetro das suas relações internacionais o tema das mudanças climáticas e a Amazônia é a principal provedora de serviços ambientais e ecossistêmicos para assegurar a segurança climática ao mundo. Por isso, os nove estados apresentaram o PRV em torno de quatro eixos, uma estratégia de transição para economia verde, a fim de que tenhamos um paradigma concreto que leve em conta o território, a floresta em pé, mas, sobretudo, com muito realce, os 30 milhões de cidadãos que moram na Amazônia e que precisam ter a contraprestação em razão dos serviço prestado em favor do meio ambiente”, pontuou.

Participaram da ocasião o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Diego Rolim, o governador do Pará, Hélder Barbalho, o governador de São Paulo, João Doria, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, o governador do Piauí, Wellington Dias, o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. 

Coalizão Governadores Pelo Clima

O grupo coalizão Governadores pelo Clima possui 24 governadores brasileiros que se uniram para enfrentar as emergências climáticas com ações destinadas à regeneração ambiental, redução das emissões de carbono e desenvolvimento de cadeias econômicas capazes de oferecer alternativas às populações mais vulneráveis.

Fazem parte da coalizão Governadores pelo Clima os estado do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Informação: Sema.MA

0 comentários:

Postar um comentário