quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Hoje, 8 de setembro, é comemorado o aniversário de São Luís. A capital do Maranhão faz parte da chamada Ilha de Upaon Açu ou Ilha de São Luís, que contempla também os municípios de São José do Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. A cidade foi fundada pelos franceses em 1612, é formada na confluência dos rios Bacanga e Anil, e possui rica cultura, uma bela natureza para apreciar, terra fértil e águas abundantes.

A cidade, que celebra hoje seus 409 anos, dispõe, ainda, de belas paisagens, com características ambientais únicas, como extenso ecossistema manguezal, dunas, praias, restinga, grande quantitativo de canais de drenagem e variados tipos de solo e formações vegetais, como a Floresta Tropical Úmida, as Matas Galeria, a Mata dos Cocais, as Matas Secundárias de Terra Firme ou Capoeira, as Matas de Várzea, os Manguezais e as Dunas e Restingas.

O município possui também importantes Unidades de Conservação (Ucs), como o Parque Estadual (PE) do Sítio do Rangedor, PE do Bacanga, Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó, APA do Maracanã, APA do Upaon-Açu/Miritiba/Alto Preguiças, Área de Relevante Interesse Ecológico das Áreas de Influência das Nascentes do Rio Jaguarema e as Reservas Particulares do Patrimônio Natural, Jaguarema, Fazenda Boa Esperança e Estância Pedreiras.

Nesta data especial, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) deseja parabéns à São Luís! Mais um ano para cuidar e celebrar esta linda ilha de grande importância ambiental, histórica e cultural.

Informação: Sema.MA 

0 comentários:

Postar um comentário