quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Nesta quinta-feira (08), além do aniversário da capital maranhense, também é celebrado o segundo ano do Parque Estadual do Sítio do Rangedor, uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral que fica localizada no bairro do Calhau, em São Luís. O local, que possui cerca de 125 hectares, há 2 anos mescla lazer e preservação ambiental, com rica diversidade de invertebrados, além de possuir propriedades que favorecem o processo de infiltração das águas pluviais.

O Parque é coordenado pela Secretaria de Estado de Governo (SEGOV) em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) e funciona de domingo a domingo, das 5h às 11h e das 16h às 21h. Atualmente, por conta da pandemia do novo coronavírus, é obrigatório o uso de máscaras no local. 

A área representa um ambiente que funciona como refúgio para a fauna silvestre, contendo populações de vários grupos de animais, e, mesmo sem conexão direta com outras UCs, a diversidade de organismos que fazem uso do Parque é bem elevada, contendo animais que despertam o carisma da comunidade do entorno e de visitantes que podem servir como atrativos para a visitação da referida unidade.

Além da diversidade ambiental, o local conta com 8 praças com equipamentos de lazer e playground, 3,5 km de pista para caminhada e ciclovia, 2 quadras poliesportivas, 1 quadra de areia e 1 de tênis, academia e parquinhos para as crianças. O espaço possui também um batalhão de Polícia Ambiental e um Borboletário, entregue neste ano pelo Governo do Maranhão. Além disso, é possível levar animais para passear no Parque, mas vale lembrar que cães de médio e grande porte só podem ter acesso com coleiras, guias de curta condução e focinheira. 

Este ano, também foi assinada a ordem de expansão do Parque. Os novos serviços vão abranger 11.327,18 m² de áreas já degradadas no interior da UC e sua nova estrutura contará com praças para toda a família e amigos, trilha ecológica, viveiro, mirante observatório, playground Infantil, pergolados com placa solar, áreas sombreadas, além de espaço com espécies nativas da região.

Informação: Sema.MA 

0 comentários:

Postar um comentário