quinta-feira, 30 de setembro de 2021

O workshop “Estratégia em Tempo Real” trouxe diversas e significativas experiências para os participantes 

São Luís – O Instituto Euvaldo Lodi (IEL/MA), trouxe a São Luís a metodologia Lego para capacitar lideranças corporativas de vários setores de atuação, com os facilitadores Míriam Fávaro e Rubens Machado, sócios da empresa Play in Company de São Paulo e trabalha com a metodologia LEGO® Serious Play® aplicada ao mundo corporativo. O workshop Estratégia em tempo real utilizando a metodologia LEGO® Serious Play®, com carga horária de 16h, finalizou nesta sexta-feira (24) e contou com participantes do SESI, SENAI, Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) e Tribunal de Justiça (TJ). 

A metodologia utiliza o Lego como ferramenta na construção de cenários estratégicos, no estímulo à criatividade e na busca pela inovação, tudo feito de uma forma muito rápida, efetiva e transformadora, literalmente em tempo real. O workshop objetiva desenvolver pessoas e redesenhar organizações, processos, marcas e produtos, de forma mais criativa, ágil, significativa, eficiente e divertida. 

O instrutor Rubens Machado conta que montar figuras com os blocos de brinquedo Lego, algo aparentemente simples, esconde uma teoria complexa que sustenta a aplicação da metodologia: a Teoria Construtivista de Seymour Papert e Jean Piaget. Segundo esta linha de pensamento, os indivíduos constroem seus próprios conhecimentos por meio de interações e ferramentas. “Nós deixamos os participantes confortáveis para pensarem de uma maneira diferente, cinestésica e usar a criatividade se acostumando a utilizar as peças de lego para contar a sua história que é o story telling, que é uma parte importante do processo”, considera Rubens. 

A LEGO® Serious Play® estimula a união entre exercícios manuais e cerebrais.  De acordo com a facilitadora, Mirian Fávaro, ao juntar as pequenas peças ao mesmo tempo em que os participantes pensam sobre uma questão não resolvida, acontece o estímulo, tanto do lado esquerdo do cérebro (responsável pelo pensamento intuitivo e emocional), quanto do lado direto (responsável pelos pensamentos lógicos). 

“Na metodologia, as pessoas vão construir modelos de mercado e os desafios que têm hoje e que podem impactar nesse cenário. Assim, o participante passa a identificar mais facilmente as ameaças e oportunidades, o que vai ajudar no campo profissional e pessoal”, explica Miriam. 

A gerente do SENAI - CEPT Distrito Industrial, Sheherazade Bastos, conseguiu quebrar paradigmas com a metodologia proposta. “A gente tem um pensamento, na maioria das vezes, muito linear e com esse curso a conseguimos atingir um aprendizado diferenciado, porque eles usam uma metodologia ativa, onde podemos utilizar no dia a dia e até para definição de estratégias, de rever modelos do nosso próprio negócio de uma forma diferente”, aponta Sheherazade. 

É brincando que se aprende – Filósofos e educadores sempre abordaram o poder do lúdico no cotidiano das pessoas para a aprendizagem. É nessa afirmação que a metodologia LEGO® Serious Play® aposta. A ferramenta surgiu no início dos anos 2000 dentro da própria LEGO. A empresa estava enfrentando grandes desafios de mercado e queria pensar em cenários estratégicos de forma inovadora.  

A metodologia foge da ideia de treinamentos corriqueiros como palestras e testes vocacionais, encontrados em grande número na internet. O ar de brincadeira incentiva que ideias pouco comuns surjam, engajando os participantes a serem inovadores.  

Para a coordenadora de Educação do SESI, Vanda Marli, o workshop foi um desafio que levou todos a saírem da zona de conforto. “Temos a oportunidade de sabermos porque estamos aqui, quais são as nossas competências, e em qual contexto estamos inseridos, brincando. É gratificante, é bem animado e divertido!”, falou Vanda. 

Além de ser utilizada para que o indivíduo descubra suas habilidades, traços de personalidade e competências, por meio de exercícios práticos repassados pelo facilitador, o participante que tem essa experiência em tempo real, desenvolve novas aptidões, capacidades, visão estratégica, visão sistêmica, criatividade e negociação.

Segundo a coordenadora regional do IEL, Michele Frota, este foi mais um curso proposto para atender as necessidades do mercado maranhense na atualidade. “O IEL sempre acompanha a velocidade das mudanças do mercado e esse é um momento de modernização e investimentos em inovação. Por isso trouxemos a expertise de profissionais que oferecem conhecimento e soluções para as empresas, por meio desta valiosa metodologia LEGO® Serious Play®, declara Michele. 

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário