sexta-feira, 17 de setembro de 2021

SÃO LUÍS – O vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Luiz Fernando Renner, recebeu na manhã desta sexta-feira (17/09), na Casa da Indústria, o evento “Sudam nos Estados – Diálogos com quem promove o desenvolvimento regional na Amazônia Legal”, uma ação itinerante da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).  

A caravana da autarquia federal foi formada pelo diretor de gestão de Fundos, de incentivos  e de atração de investimentos da Sudam, Róger Araújo Castro, que estava acompanhado de Minoru SasaKi e Túlio Barata e estão percorrendo as nove capitais da região para ouvir demandas e difundir informações sobre os instrumentos de desenvolvimento regional oferecidos pela autarquia.  

A ação contou com a presença do coordenador do NAC/FIEMA, Gilberto Junior, da coordenadora técnica executiva da FIEMA, Roberta Tanus, do coordenador de Ações Estratégicas da FIEMA, José Henrique Polary, e de representantes da FAEMA, Cirlândia Galvão e José Sousa. 

“Orgão de planejamento e desenvolvimento regional que atua nos nove estados da Amazônia Legal (MA, PA, AP, RR, RO, AC, AM, MT, TO), a Sudam busca, com essas visitas, coletar subsídios para propor medidas que facilitem o acesso dos estados, municípios, setores produtivos e outros atores aos recursos federais, por meio dos instrumentos de ação da Superintendência.  Além disso, os dados vão subsidiar a elaboração das Diretrizes e Prioridades do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte-FNO, do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia-FDA e outras ferramentas da Sudam para fomentar o desenvolvimento includente e sustentável das localidades”, destacou o diretor de gestão de Fundos, de incentivos e de atração de investimentos da Sudam, Róger Araújo Castro. 

Os incentivos fiscais (benefícios tributários como isenção de impostos a empresas instaladas na Amazônia), ferramenta que gera emprego e renda, foram o foco das discussões. Os gestores da Sudam destacaram que já existem medidas conjuntas com a CNI para que se faça um trabalho junto às federações de indústria para melhorar a performance dos incentivos, alcançando mais beneficiários. 

Nos últimos anos menos de 10 empresas maranhenses apresentaram projetos de incentivos fiscais a Sudam e apenas 24 projetos foram aprovados desde 2015 para obter recursos junto ao FDA.    

Na oportunidade, o vice-presidente executivo da FIEMA, Luiz Fernando Renner, destacou que percebe uma mudança de paradigma da autarquia ao apresentar que qualquer empresário pode acessar e preencher os formulários na plataforma online, o que facilita esse instrumento de ação para fomentar o desenvolvimento.  

“Nós da FIEMA, assim como a Sudam, trabalhamos para fomentar o desenvolvimento do Maranhão e estamos abertos a essa pauta que muito interessa a FIEMA. É um momento excelente de aproximação para que possamos estudar e trocar experiências para melhorar a presença do Maranhão nesses projetos e, principalmente, desenvolver as ações da Sudam e cujo principal objetivo é promover a redução das desigualdades regionais através da geração de emprego e renda, do crescimento econômico, da qualidade de vida e da internalização da riqueza regional”,  finalizou Renner.  

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário