quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Sebrae e Prefeitura Municipal assinaram, na manhã desta terça-feira, mais uma parceria a favor da Educação na capital maranhense, prevista para iniciar no próximo ano letivo.

Cerca de 30 escolas municipais na capital maranhenses irão executar, a partir de 2022, o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), que integra o portfólio nacional de soluções do Sebrae para disseminar a cultura empreendedora entre crianças, adolescente e jovens em todo o País. Nesta nova parceria do Sebrae e Prefeitura de São Luís, serão beneficiados mais de 15 mil alunos do Ensino Fundamental da rede municipal.

A adesão da Prefeitura de São Luís ao Jepp foi assinada na manhã desta terça-feira, 28, pelo secretário municipal de Educação, Marco Moura, e os dirigentes do Sebrae estadual – Raimundo Coelho (presidente do Conselho Deliberativo), Albertino Leal (diretor superintendente) e Mauro Borralho de Andrade (diretor técnico). A solenidade contou com a participação de técnicos das duas equipes e aconteceu no SebraeLab, ambiente do Sebrae no Multicenter Negócios e Eventos que busca gerar conexões e negócios inovadores.

O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, solução contratada pela Prefeitura de São Luís por meio da Semed, é a proposta do Sebrae para repassar conteúdos empreendedores direcionados ao Ensino Fundamental, incentivando o autoconhecimento, novas aprendizagens e o espírito de coletividade com uma metodologia que traz práticas de aprendizagem, considera a autonomia do aluno para aprender e favorece o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

“Primeiro, o conteúdo será repassado aos professores que, por sua vez, irão transferir o conhecimento para as crianças e adolescentes em sala de aula, seguindo a metodologia proposta para cada ano do Ensino Fundamental. Ao longo das aulas e de toda a parte prática, os alunos vão começar a apreender esses comportamentos empreendedores e pensar em seu futuro sob uma nova perspectiva, de é preciso aprender para empreender”, destacou o presidente do CDE, Raimundo Coelho.

De acordo com o secretário Marco Moura, a ideia é fazer uma experiência piloto com a inserção gradual do empreendedorismo na grade curricular da rede municipal de ensino. “O nosso desejo é levar esse programa do Sebrae a 100% das nossas escolas, o que corresponde a mais de 80 mil alunos. Mas, antes, precisamos  validar e nos ajustar à metodologia para que possamos levar a educação empreendedora para além dessas 30 escolas iniciais, favorecendo a difusão desses conteúdos entre os nossos alunos com objetivos de prepará-los para a vida”, pontuou o secretário após assinatura do Termo de Adesão.

Para o diretor técnico do Sebrae, Mauro Borralho de Andrade, a parceria oficializada com a Prefeitura de São Luís trará reflexos sociais positivos. “Esta é mais uma parceria relevante celebrada com a Prefeitura Municipal de São Luís, dessa vez em favor do empreendedorismo, e que se constituirá em uma grande ação focada no desenvolvimento das pessoas, crianças e jovens, buscando novas possibilidades, novas alternativas, além de geração de emprego e renda para a sociedade da nossa cidade”, frisou.

Cidade Empreendedora

As parcerias do Sebrae e Prefeitura de São Luís estão sendo cada vez mais constantes, principalmente após o prefeito Eduardo Braide aderir este ano ao programa Cidade Empreendedora. A iniciativa do Sebrae integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, apoiando os municípios na geração de mais emprego e renda, na capacitação de funcionários e estímulo às vocações produtivas e negócios locais.

“Com mais essa parceria na área de Educação Empreendedora teremos mais de 15 mil famílias ludovicenses envolvidas nesse processo, o que é salutar para que se mude e transforme realidades, dessa vez pelo viés da educação”, acrescentou o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal.

Informação: Sebrae - MA 

0 comentários:

Postar um comentário