quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Na quinta-feira, 23, foi realizada uma reunião entre membros da UFMA, Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe) e Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil (BID) para apresentação dos cenários de gestão administrativa que viabilizará — por meio da parceria entre essas três instituições — a implantação de um hotel-escola no prédio da Fábrica Santa Amélia, sede dos cursos de Turismo e Hotelaria da UFMA.

A apresentação dos cenários foi feita por meio da Semispe pelo consultor de Investimentos em Turismo e Hotelaria Júlio César Butuhy ao reitor Natalino Salgado; à especialista na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID, Clémentine Tribouillardao; ao chefe de Departamento dos cursos de Turismo e Hotelaria, Jonilson Costa; e à coordenadora do curso de Turismo, Thays Pinho.

O hotel-escola terá nove apartamentos suítes, um restaurante e duas cozinhas industriais, estrutura que ficará a serviço dos alunos de Turismo e Hotelaria para o aprendizado, na prática, da administração de um hotel. Durante a reunião, foi decidido que a UFMA ficaria responsável pela gestão do hotel-escola, como relatou Butuhy, responsável pelo estudo de viabilidade do hotel-escola.

“Comecei a fazer o estudo de viabilidade do hotel-escola em junho. Primeiro, realizamos a avaliação da estrutura física do prédio e de São Luís, depois fizemos quatro cenários possíveis: a administração pela Universidade, pelo sistema AS, por alguma rede de hotel privada ou por concessão. Depois dessa avalição, o melhor cenário observado foi a gestão pela própria Universidade Federal, em parceria com uma fundação que ela ainda vai escolher”, explicou.

O chefe do Departamento de Turismo e Hotelaria comentou como o hotel-escola melhorará a prática dos alunos. “A parte comercial e acadêmica estará num mesmo ambiente e terá uma equipe própria de funcionários e uma equipe de professores que trabalhará nos laboratórios específicos de alimentos e bebidas de hospedagem para a prática dos alunos”, detalhou

O reitor Natalino Salgado enfatizou a contribuição do projeto à Universidade e à sociedade. “O hotel-escola ampliará a qualidade da UFMA como instituição de ensino superior. Finalizado e funcionando, será o primeiro hotel-escola dentro de uma universidade federal do país”, ressaltou.

Informação: UFMA 

0 comentários:

Postar um comentário