quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Prêmio Aberje e Troféu Guarnicê são alguns dos principais prêmios disputados pelo projeto

Da aquarela da artista plástica, as cores dão vida a uma tela em branco, onde surge um conhecido rosto da cultura popular maranhense, o do cantador Ribinha de Maracanã. Uma fusão de imagens faz brotar, como que em um passe de mágica, o próprio cantador, que entoa os versos da toada feita especialmente para o Mobiliza SLZ.

Com cenas captadas nos mais diversos ângulos e com um toque cinematográfico que emociona, o filme anuncia a chegada do movimento que conectou, de 04 a 12 de setembro, mais de cem negócios da cultura, do turismo e da economia criativa, na Ilha do Amor. O resultado foi um vídeo publicitário que nasceu dentro da produtora Sobre o Tatame Filmes (SOTFilmes), sob direção do jornalista e filmaker Jonas Sakamoto, com produção da agência Quadrante Brasil.

“Desde o início, desde a concepção, a gente queria comunicar a essência do Mobiliza. E o nosso trabalho tem exatamente essa proposta de levar a publicidade de um jeito mais leve e artístico ao público. Existe toda uma construção narrativa na produção de um vídeo como os que produzimos para o Mobiliza”, enfatiza Jonas Sakamoto.

Com base nessa inspiração, usando cenários e elementos culturais de São Luís como pano de fundo para as criações, duas produções feitas para o Mobiliza concorrem a um dos principais prêmios do cinema regional e brasileiro, o Troféu Guarnicê, na Mostra Competitiva Maranhense de Filme Publicitário.

Os dois filmes serão exibidos na programação do Festival Guarnicê de Cinema 2021, que acontece de forma híbrida de 17 a 24 de setembro. As exibições serão no domingo (19), às 16:30, em sessão presencial no Teatro Arthur Azevedo. 

Na categoria “Mostras Competitivas”, que possui júri popular, os filmes passarão por votação aberta ao público, por meio da plataforma Guarnicê (guarnice.ufma.br) e do aplicativo “Cine Guarnicê”. Os votos começarão a ser computados pela organização do festival das 17h30 do domingo até o meio-dia de segunda-feira (20). “Nós estamos mobilizando todos os criativos que participaram do Mobiliza e todas as pessoas que foram alcançadas por meio dessas produções incrivelmente belas para votarem muito nas produções do Mobiliza”, anuncia Danielle Abreu, coordenadora-geral do movimento.

Design

Movimento que se propõe a incentivar a arte, o Mobiliza foi repleto de conexões artísticas que, desde o mês de junho deste ano, vinham encantando o público. Um grande símbolo disso são as “Matracas da Ilha”, um conjunto de três grandes esculturas que foram instaladas em pontos turísticos da capital: Av. Litorânea, Ponta d’Areia e Praça Deodoro.

As matracas foram confeccionadas em fibra de vidro, pela empresa Aço Fyber, e depois receberam, cada uma, a arte dos artistas visuais e muralistas Gil Leros, Carlos Over e Origes, que se inspiraram em diferentes aspectos da cultura e na natureza de São Luís para criar as peças.

É justamente esse trabalho que, agora, concorre a, pelo menos, três prêmios brasileiros de design, com destaque para o 47° Prêmio da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), considerado um dos maiores da área de comunicação corporativa no país.

“Nós não temos nenhuma dúvida da grandiosidade do trabalho que desenvolvemos em conjunto, em equipe, diante desse enorme desafio que o Sebrae-MA nos apresentou, que é o Mobiliza. Conectamos design, arte e comunicação para fazer a mensagem do movimento chegar de forma clara, interativa e instantânea ao público. De quebra, a cidade ainda ganhou essas verdadeiras obras de arte, um legado que nos enche de orgulho e satisfação”, destaca Felipe Ladeira, diretor executivo da Quadrante Brasil.

A concepção das “matracas gigantes”, como ficaram conhecidas, requereu muito esforço concentrado e coletivo. “Foram muitos meses pensando nessa criação. As nossas reuniões eram de muita troca e o cérebro fervia. Estamos muito felizes pelo que fizemos juntos”, orgulha-se o designer Marcelo Figueirêdo, da Quadrante Brasil. 

Além da premiação da Aberje, o Mobiliza também concorre ao Prêmio Brasil Design Award. Importante frisar que a marca desenvolvida para o Mobiliza também concorre  a reconhecimentos nacionais. Em todas as premiações de design em que produções do Mobiliza estão inscritas, a fase atual é de classificação. Em breve, os resultados serão divulgados.

Informação: Sebrae / Mobiliza SLZ

0 comentários:

Postar um comentário