segunda-feira, 4 de outubro de 2021

A Semana de Proteção à Fauna, comemorada entre os dias 4 de 10 de outubro, tem o propósito de promover a conscientização acerca de questões referentes à preservação da fauna brasileira, uma vez que o Brasil se encontra entre os países de maior riqueza de fauna do mundo, ocupando o primeiro lugar em número total de espécies, com cerca de 15 milhões de espécies nativas, migratórias, aquáticas ou terrestres.

No Brasil, onde a fauna nativa apresenta ameaça de extinção, a data é fundamental para que haja a tomada de consciência e realização de ações a fim de reduzir os impactos que atividades ilegais podem causar. 

O estado do Maranhão, dividido nos biomas Cerrado, Amazônia e Caatinga, possui uma grande diversidade de elementos da flora e também da fauna, que se encontram distribuídas nesses três biomas, compondo um mosaico de paisagens ricas em biodiversidade. Nesse aspecto, se destaca a importância da manutenção do habitat, uma vez que as suas variações são indicativas de declínio da biodiversidade. A fauna, portanto, é imprescindível para a obtenção do meio ambiente ecologicamente equilibrado, visto que ela juntamente com outros fatores, mantém o funcionamento harmônico do ecossistema.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizará, durante a Semana de Proteção à Fauna, publicações nas redes sociais com o intuito de promover a sensibilização, proteção e reconhecimento da importância da fauna, a fim de propagar conhecimento acerca de sua importância para os ecossistemas.

Informação: Sema.MA 

0 comentários:

Postar um comentário