segunda-feira, 4 de outubro de 2021
Turismo de natureza é uma das principais motivações para a vinda de turistas nacionais e estrangeiros ao Brasil


É impossível falar do Brasil e não citar a sua gigante e bela natureza. Responsável pela vinda de 2 em cada 10 turistas estrangeiros ao país e por colocar o Brasil entre as primeiras nações do mundo, quando se fala em atrativos naturais, ela tem nesta segunda-feira (04.10) um dia mais que especial. Com o objetivo de atrair investimentos e garantir a preservação deste bem nacional, o Ministério do Turismo vem realizando diversas ações no sentido de estruturar e qualificar estes espaços para o desenvolvimento do turismo do país, em especial na retomada.

Entre elas está o RedeTrilhas que tem buscado conectar paisagens e ecossistemas brasileiros para promover a estruturação e a ampla visibilidade da oferta turística de natureza no país. Além disso, a iniciativa pretende gerar emprego e renda para as comunidades nas quais os percursos se desenvolvem e promover as trilhas de longo curso como instrumento de conservação da biodiversidade. Atualmente, a rede conta com percursos como “Cora Coralina”, “Transcarioca” e a “Serra e Mar”.

Outra ação trabalhada pela Pasta é a realização de visitas técnicas no intuito de auxiliar e viabilizar a concessão de unidades de conservação no país. Durante os meses de julho e agosto, os Parques Nacionais da Serra da Bodoquena, dos Lençóis Maranhenses, Chapada dos Guimarães e de Jericoacoara contaram com a presença da equipe do governo federal. A expectativa é de que em um prazo de 120 dias, após o fim das visitas, as consultorias contratadas possam apresentar os Estudos de Viabilidade Técnico e Econômico das concessões.

Ainda neste ano, o Ministério do Turismo lançou a campanha “Turismo em Natureza”. Com o slogan “Viaje pelo Brasil. Gigante pela própria natureza”, as peças publicitárias tem como foco a experiência do viajante e retratam a importância de se praticar um turismo consciente, sustentável e seguro no momento de retomada. Todo o material, que inclui cards, vídeos, entre outros, pode ser conferido em mídias digitais e sites do trade turístico.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a natureza é o maior tesouro do Brasil e grande parceira do turismo nacional. “Nosso país é um dos mais preservados do mundo. Temos 66% de nosso território igual a quando Jesus Cristo veio à terra. Só na Amazônia esse percentual sobe para 86%. Temos um governo que está trabalhando em prol desta preservação e do desenvolvimento do meio ambiente. O Brasil é a bola da vez no turismo de natureza”, disse o ministro.

O turismo de natureza vem despontando no país. Pesquisas apontam um crescimento na busca por destinos deste segmento e por atividades ao ar livre. Levantamento da Booking.com mostra, por exemplo, que 9 em cada 10 viajantes brasileiros passaram a buscar destinos mais tranquilos e mais afastados, o que reforça a ideia do turismo em natureza. 

DADOS DO BRASIL – O Turismo de Natureza foi responsável por motivar a viagem de 18,6% dos turistas internacionais, em 2019, registrando o maior índice dos últimos cinco anos. No mesmo ano, o IBGE apontou que cerca de 1,5 milhão de turistas brasileiros viajaram dentro do país motivados pela aventura e natureza, o que representa 26% das viagens realizadas a lazer. Entre os destinos mais procurados, atualmente, para Turismo em Natureza estão: Foz do Iguaçu (PR), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Angra dos Reis (RJ) e Florianópolis (SC).

Informações e foto: Ascom Mtur

0 comentários:

Postar um comentário