quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Selo de Biossegurança, Crédito Extraordinário e Cadastur são algumas das ações da pasta para o setor turístico na retomada das atividades


A 48ª edição ABAV Expo & Collab segue acontecendo até o dia 8 de outubro com 184 expositores e perto de 11 mil visitantes pré-inscritos, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. E um dos principais expositores da feira é o Ministério do Turismo que, para esta edição, trouxe novidades que vão auxiliar todo o setor turístico do nosso país. Como o Selo de Biossegurança, que qualifica empreendimentos que atendem todos os requisitos das medidas sanitárias.

Segundo a coordenadora Geral de Apoio ao Crédito do Ministério do Turismo, Gleurice Sousa, a 48ª ABAV Expo & Collab veio na hora certa para divulgar essa ação.  “Além do patrocínio dos Estados para a promoção dos seus destinos, eventos dessa natureza ajudam demais nessa retomada. Foram implementadas muitas ações, como o Selo de Biossegurança que qualifica os empreendimentos que atendem certos requisitos, proporcionando ao turista mais segurança para se hospedar naquele local”.

Ainda segundo Gleurice, o Ministério também implementou o Crédito Extraordinário, para auxiliar o setor com três linhas, principalmente capital de giro, aumentando muito a capilaridade do fundo, atendendo a todas as regiões do Brasil. “Fomos a atividade econômica que mais foi impactada pela pandemia. Se não houvesse a sensibilidade do Governo Federal, do Ministério do Turismo, a gente teria um outro cenário. Então, nosso papel hoje é demonstrar que nós estamos juntos nessa luta para retomar as atividades do setor”, ressalta a coordenadora.

Durante o evento o Ministério também ressalta aos visitantes a importância do Cadastur, que é o Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo. De acordo com o Coordenador da Área de Cadastramento, Ricardo Tambosi, a plataforma veio para ajudar totalmente as agências. “Estamos aqui para auxiliar as agências no cadastro, e também trazer alguns benefícios, como uma ação em parceria com o Facebook em combate às fraudes nas redes sociais. Por meio do Cadastur, as agências podem cadastrar as redes sociais, como Facebook e Instagram, e essa informação vai ficar disponível no site oficial para o turista consultar e dar uma maior segurança na contratação dos serviços”, explica Ricardo.

Ainda de acordo com o coordenador, ocorrem muitas fraudes por meio de páginas falsas no Instagram e o Cadastur auxilia e reforça a credibilidade das páginas oficiais. “Como se sabe, ocorrem muitas fraudes por meio de páginas falsas no Instagram, no Facebook, então no site do Cadastur as pessoas podem consultar a rede oficial do prestador, compartilhando também essas informações com as empresas de redes sociais, para que consigam derrubar e impedir que páginas ilegais sejam criadas”, finaliza o coordenador do Cadastur.

A 48ª edição da ABAV Expo & Collab acontece de 6 a 8 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, e reúne 184 marcas expositoras, além de mais de 50 capacitações.

Formato híbrido e medidas protetivas

Esta edição da feira acontece também na versão online, que espelha a programação do evento físico por meio de uma plataforma virtual, que pode ser acessada em www.abav.com.br. 

A todos os participantes presenciais está sendo exigido comprovante de vacinação completa há pelo menos 15 dias do ingresso no evento, e os que tiverem se vacinado apenas com a 1ª dose deverão apresentar, adicionalmente, um teste negativo para Covid-19 (antígeno ou RTPCR), realizado 24 horas antes do primeiro ingresso e válido pelos demais dias de visitação.

Sobre a ABAV Expo & Collab

Realizada pela ABAV Nacional, a ABAV Expo & Collab é a maior e mais importante feira de negócios de Turismo do Brasil. Anualmente, e há 48 edições, reúne toda a cadeia produtiva do setor contribuindo de maneira decisiva para a consolidação de negócios entre empresas dos cinco continentes. É a grande vitrine para o lançamento de novidades e a apresentação de tendências para o mercado profissional ao reunir companhias aéreas, meios de hospedagem, operadores de turismo, empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), Luxo e LGBTIQ+, locadoras de veículos, equipamentos turísticos e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo, nacionais e internacionais.

Reconhecida como uma das principais entidades de turismo no Brasil, com crescente força política, a ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Sua base é composta por 2,2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no país.

A entidade tem sua imagem fortalecida por meio de iniciativas do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), na promoção de cursos, palestras, estudos e convênios de cooperação, e na gestão e curadoria da Vila do Saber, o espaço dedicado à difusão de conhecimento e à capacitação profissional integrado à programação da ABAV Expo & Collab.

Globalmente a ABAV Nacional integra a World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e é cofundadora do Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur).

Informação: ABAV Nacional  

0 comentários:

Postar um comentário