terça-feira, 12 de outubro de 2021

Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), assina na manhã do dia 13 de outubro a ordem de serviço para a imediata restauração da estátua de Benedito Leite, localizada na Praça Benedito Leite.

Feito em Paris pelo escultor francês François Emile Decarchemont e inaugurada em 28 de fevereiro de 1912, o monumento sofreu uma ação de vandalismo em junho de 2017 quando a placa de bronze fixada aos pés da estátua foi furtada, sendo recuperada meses depois, no esforço conjunto entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan/MA, Guarda Municipal e Polícia Militar.

O projeto de restauração aprovado pelo Iphan/MA, foi elaborado pela equipe técnica da FUMPH que fez o levantamento dos danos e apontou a execução dos seguintes serviços:
✓ Higienização: Limpeza mecânica e química
✓ Aplicação de anticorrosivo /inibidor de oxidação
✓ Obturações das lacunas superficiais e profundas
✓ Lixamento das áreas obturadas
✓ Recomposição das partes e peças faltantes e aplicação de anticorrosivo/inibidor de oxidação
✓ Tratamento protetivo/proteção química

O ato de assinatura da ordem de serviço para início da restauração contará com a presença do Prefeito de São Luís, Eduardo Braide, Secretários Municipais, representantes dos órgãos de proteção ao patrimônio cultural, poderes judiciário e legislativo e empresas apoiadoras do patrimônio cultural, e marcará o início da construção de uma campanha com as entidades presentes no ato, que visa combater o vandalismo de bens culturais estimulando a população a preservar e denunciar a destruição de seu patrimônio.
 
Serviço:

Assinatura da Ordem de Serviço para a obra de restauração da estátua de Benedito Leite.
Local: Praça Benedito Leite, Centro Histórico
Horário e Data: 9h00, 13/10/2021.
Realização: Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), com apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan/MA.

Informações e imagem: Ascom Iphan/MA

Um comentário:

  1. Essa "higienização química" é preocupante, pois retira a pátina do tempo (que por desconhecimento do assunto é empregado), o que deixa um aspecto de bronze novo, descaracterizando o valor e a historicidade da obra.

    ResponderExcluir