sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Boas práticas agrícolas, gestão de recursos hídricos, manejo do solo, monitoramento e estratégias de incentivo à produção sustentável de soja. Exemplos de como o cultivo de soja pode beneficiar o meio ambiente e a economia local são apresentados no livro “Matopiba: perspectivas sobre a sustentabilidade da soja”. A publicação, com texto em português e inglês, reforça a premissa de interdependência entre a produção de alimentos e a conservação da natureza no Cerrado do Brasil. Profissionais dos setores público e privado, pesquisadores e agricultores contribuíram para o material com a descrição de diferentes abordagens para o cultivo sustentável do grão nos quatro estados do Matopiba: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

O livro é resultado de uma série de diálogos no âmbito do Projeto Parceria para o Bom Desenvolvimento (Good Growth Partnership, em inglês), iniciativa que conta com recursos financeiros do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e que, no Brasil, é implementado pelo Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e executado pela Conservação Internacional (CI). A conciliação entre a produção de alimentos e a conservação da natureza é uma das premissas da iniciativa.

Por meio de experiências apresentadas no livro, é possível consultar informações sobre soluções baseadas na natureza, na região do Matopiba, que asseguram a produtividade e a rentabilidade de empreendimentos agrícolas, sem necessariamente devastar áreas de vegetação nativa. Além de apresentar exemplos de boas práticas, o livro também reforça a necessidade de fortalecimento do Cerrado como “corredor de sustentabilidade”, onde a atividade de produção de alimentos está sujeita a riscos climáticos, mas que pode gerar muitos benefícios para a região.

Parceria para o Bom Desenvolvimento - Além do PNUD e da Conservação Internacional, a iniciativa envolve também o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), a Corporação Financeira Internacional (IFC) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Ao longo dos últimos anos, o projeto implementou ações para a fortalecer a produção sustentável da soja na região do Matopiba, fronteira agrícola formada por 337 municípios. O principal desafio é consolidar nesse território um modelo de produção nacional atrelado à conservação dos recursos naturais no Cerrado brasileiro. O projeto defende e encoraja o cumprimento do Código Florestal do Brasil, por meio do apoio à análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de ter como meta desenvolver medidas de proteção socioambientais para comunidades tradicionais, elaborar recomendações para políticas públicas e implementar um sistema de apoio aos produtores rurais, com o foco em práticas agrícolas com baixa emissão de carbono.

Informação: Nações Unidas 

0 comentários:

Postar um comentário