domingo, 24 de outubro de 2021

O município de São João do Paraíso, distante 141 quilômetros de Imperatriz, possui a mesma atmosfera de qualquer cidade no interior do Maranhão. Ela também é o palco onde de belas histórias e relatos de vida que merecem destaque. É o caso da trajetória dos estudantes Hernandes Henrique da Costa Silva Lima e Eshily Aguiar Coelho, ambos do Centro de Ensino Defino Aguiar Azevedo, escola da rede pública estadual de ensino. 

Com origens bastante humildes, de batalhas e vitórias que se forjaram no contexto escolar, os dois estudantes foram aprovados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Hernandes Henrique foi aprovado em Engenharia Química na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); e Eshily Aguiar em Engenharia Elétrica, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). 

A gestora do C. E. Defino Aguiar, Raimunda Rocha, conta que Hernandes e Eshily são exemplos de esforço e superação. “Durante todo o ensino médio, eu pude acompanhá-los e fui percebendo que o desempenho deles crescia, apesar das enormes dificuldades. A mãe do Hernandes por várias vezes quis tirá-lo da escola, pois, como a família dele tinha horta, era necessário que ele fosse trabalhar. A Eshily sempre foi muito focada e enfrentou muito o baixo poder aquisitivo. Podemos dizer que são dois exemplos de meninos que superaram as dificuldades e temos muito orgulho deles”, relatou a educadora.

“Meus pais e familiares não curtiam a ideia de largar o trabalho para começar a estudar, mas mesmo assim eu comecei a insistir no estudo. Foi muito difícil no começo, porque eles não queriam aceitar isso. Eles vêm de uma cultura onde o estudo não dá muito dinheiro”, revelou o jovem Hernandes Henrique da Costa Silva Lima.  

Para a estudante Eshily Aguiar Coelho “nem sempre é determinação. Na maior parte do tempo, eu estudei por disciplina, porque não é fácil ter ânimo e determinação o ano todo. Mas o que me motivava era a perspectiva de um futuro melhor fazendo o que eu gosto. Minha família me incentivou muito pagando materiais e cursos, além de dar tempo para eu estudar”, ressaltou.  

Agora, os dois estudantes fazem planos para iniciar as carreiras de vida, promissoras e cheias de expectativas. “Vou fazer outra área que eu gosto e depois que me formar, vou trabalhar, arrumar o dinheiro e fazer Medicina. Escolhi uma área da Química que também sou apaixonado, então escolhi Engenharia Química e passei. Hoje, estou cursando e amando a área. E digo, sempre acreditem no seu potencial”, destacou Hernandes.

“Você não precisa estar motivado para estudar. Estude por disciplina. Você vai sofrer menos nesse processo, mas virá frutos bons. Respeitem seus professores, por mais que não gostem de alguns”, avaliou Eshily.

A presença da escola é um importante fator para que exemplos como o de Hernandes e Eshily se repitam Maranhão e Brasil afora. Escolas que ofereçam estrutura para alunos e professores. Gestores e professores da Escola empenhados em fazer educação de qualidade e atuar fortemente na autoestima dos alunos. 

Escola Digna

Os jovens Hernandes e Eshily, a gestora professora Raimunda Rocha, professores e demais profissionais do CE Defino Aguiar integram a comunidade escolar de uma das unidades do Programa Escola Digna, requalificada pelo Governo do Estado, e entregue no Dia da Educação, comemorado em 28 de abril.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário