segunda-feira, 11 de outubro de 2021


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizará a entrega e apresentação do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental do Maracanã (APA-Maracanã), além da entrega das cartilhas do referido Plano e Protetores de Nascentes, nesta quarta-feira (13), às 15h30, na Associação União de Moradores Alegria de Maracanã, no bairro do Maracanã.

O Plano de Manejo é o principal documento de uma Unidade de Conservação (UC), construído a partir do diagnóstico de seus recursos naturais e dos fatores socioeconômicos envolvidos. Este documento, fundamentado nos objetivos gerais da UC, estabelece o seu zoneamento e as normas que regulamentam o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão. Após sua implantação, o Plano de Manejo funcionará como instrumento norteador de todas as atividades realizadas ou planejadas para a UC, bem como de suas relações com a comunidade do entorno, ressaltando seus aspectos e relevâncias sociais.

Na cartilha do Plano de Manejo da APA do Maracanã, apresenta-se um pequeno resumo do documento em linguagem acessível à população em geral, com o objetivo de difundir o seu conteúdo e incentivar os usuários dessa APA a observar e “fazer cumprir” as orientações propostas para o planejamento e manejo da área protegida.

Já a “Cartilha Educativa Protetores de Nascentes: uma história no Maracanã” visa difundir a educação e a sensibilização ambiental para proteção das nascentes. A história é pautada nas problemáticas socioambientais presentes na região e que coadunam com diversas realidades existentes em nosso estado. Com isto, prezando pela Educação Ambiental, objetiva-se sensibilizar para alcançar conjuntamente a redução dos impactos que afetam diretamente a comunidade do Maracanã.

Informação: MA.gov 

0 comentários:

Postar um comentário