sábado, 9 de outubro de 2021

Campanha em táxis de Fortaleza, capacitações e negócios em destaque na maior feira de turismo durante a retomada do segmento 

Os atrativos turísticos Maranhenses foram destaque na maior feira de turismo da América Latina, Abav Expo & Collab 2021, que finalizou na noite dessa sexta-feira, 8 de outubro. Durante os três dias, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur/MA), organizou capacitação para agentes de viagem, ações promocionais como a inclusão de propagandas em táxis de Fortaleza e reuniões estratégicas que visam atrair parcerias e investimentos.

“A participação do nosso estado foi muito elogiada no evento e estamos tendo a oportunidade de divulgar e realizar negócios junto a investidores e operadores de turismo. Tivemos reuniões produtivas com a Decolar, Gol, Ita, Azul, Schultz, Abreu, dentre outras. Iniciamos também a campanha “Próxima parada: Descobrir o Maranhão” nos táxis do aeroporto de Fortaleza e ainda esse ano teremos novas campanhas promocionais pelo Brasil”, pontuou o secretário de turismo do Maranhão, Catulé Júnior.

Além do secretário de turismo do Maranhão, estiveram presentes também os secretários  de São Luís, Barreirinhas, Santo Amaro, Tutóia, Apicum-açu, Carolina, Estreito e Paulino Neves e ampla participação de agentes de viagens, hoteleiros, Sebrae e imprensa especializada.

Feira de Turismo

Na 48ª edição, o Maranhão participa com um stand próprio, adquirido com recursos do Governo do Estado e compartilhado com secretários municipais e com quase 90 empresários do setor. O atendimento recebeu visitantes de todo o país e do Mercosul, tanto de forma presencial como on-line. Foram quase 15 mil participantes e 187 expositores.

A feira também contou com espaço para palestras, oficinas, coletivas e capacitação dos destinos como a  ministrada pelo secretário adjunto da Setur, Hugo Paiva Veiga, que abordou com detalhes as regiões mais visitadas do Maranhão.

A sócia da agência Torre da Lua Ecoturismo, Cinthia Noleto, falou sobre a importância desse espaço para os profissionais que atuam no segmento. “Excelente a disponibilização desse espaço para divulgarmos nossos serviços da Chapada das Mesas e fazer negócios com o empresariado local, nacional e internacional”.

O evento contou com reunião do Consórcio Nordeste que reúne os 9 estados da região para definição de pauta conjunta como voos regionais, planejamento de campanhas e participação coletiva em feiras de turismo.

Destaque para a eleição da nova diretoria e reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo (Fornatur) na qual o Maranhão também esteve presente nesse instante espaço de construção de estratégias e políticas públicas para o turismo no país.

 Maranhão: Paraíso do Kitesurf

Além das campanhas promocionais dos polos indutores (Lençóis Maranhenses, Delta das Américas, Chapada das Mesas e São Luís), a Setur deu início a promoção segmentada como a recém lançada pelo Governo que é a “Maranhão: Paraíso do Kitesurf”.

O objetivo é contribuir para o desenvolvimento da atividade turística por meio da prática do esporte com foco em cidades como Tutóia, Atins, Santo Amaro e a Capital São Luís, conhecida como melhor local para velejo urbano no Brasil. Mistura perfeita entre amplo litoral, ventos, natureza e esporte.

“No início quando lançamos a campanha Maranhão terra de encantos focamos no destinos para consolidar as imagens e agora na renovação estamos focando em nichos. Estamos passando por uma renovação na nossa comunicação e começamos a lançar o kite surf e em breve ampliaremos para segmentos como cultura e natureza”, explica Cristiane Muller, superintendente de Promoção, Eventos e Marketing da Setur/MA.

A estratégia tem como base o bom momento vivido pelo estado na retomada, despontando como um dos destinos mais procurados no turismo de lazer, com 100% de ocupação hoteleira na temporada de inverno e 85% neste mês. 

“Foi a melhor temporada dos últimos 21 anos no Maranhão, a procura está imensa principalmente nos Lençóis Maranhenses, pessoas de todo o mundo apaixonadas pelo nosso paraíso” comentou o presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Maranhão (Sindegtur), André Guttemberg.

A realização de presstrips, capacitações e investimentos de dezenas de milhões em infraestrutura turística com o programa Destino Lençóis e Delta estão entre as estratégias utilizadas para alavancar o Maranhão na vitrine do turismo.


0 comentários:

Postar um comentário