terça-feira, 21 de dezembro de 2021


Promover e consolidar os destinos turísticos do Maranhão como produto turístico de grande potencial nacional e internacional. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), através da Superintendência de Promoção, Marketing e Eventos, realizaram várias ações promocionais dos destinos turísticos maranhenses, ao longo do ano de 2021.

MARANHÃO: PARAÍSO DO KITESURF


A campanha “Maranhão: Paraíso do Kitesurf”, lançado em agosto, está entre as ações que se destacaram em 2021, e tem como objetivo fortalecer a prática do kitesurf no litoral maranhenses, possibilitando o

desenvolvimento do turismo no estado por meio do esporte como ferramenta de divulgação das riquezas naturais local. Foram lançados vídeo promocional, novos materiais gráficos e ações planejadas para o segmento.

“2021 foi um ano desafiador para o turismo em todo o mundo. Mesmo diante de tanta dificuldade que o segmento do turismo passou durante esses últimos anos, por conta da pandemia, destaco as ações significativas de promoção dos destinos turísticos do Maranhão para o Brasil e o mundo, desenvolvidas pela Setur. O turista tem buscado cada vez mais destinos que ofereçam turismo de natureza, de sol e mar, e com a aproximação do verão e do aumento do percentual de vacinação, o Maranhão vai se consolidado como destino seguro e muito desejado dentro e fora do país”, frisou o secretário Estadual de Turismo, Catulé Júnior.

A superintendente de Promoção e Marketing, Cristiane Muller, destacou a campanha promocional do Kitesurf e o trabalho que vem sendo executado ao longo dos anos pela Setur.

“A Setur focou tanto no meio digital quanto nas ações presenciais, quando foram liberadas, com o objetivo de promover o Maranhão e seus principais destinos. O lançamento da campanha “Maranhão Paraíso do Kitesurf” evidenciou o potencial do estado para esse esporte náutico que vem crescendo ano a ano no cenário mundial. Assim como, destacamos também, o lançamento do novo material promocional segmentado, que evidenciou a diversidade de possibilidades e experiências no estado”, destacou a superintendente.

O novo material promocional traz proposta da valorização e a diversificação dos produtos turísticos, com os eixos centrais de Cultura, Natureza e um conteúdo específico relacionado ao Kitesurf, segmento que já fomenta fluxo considerável no Estado. Os novos conteúdos evidenciam um Maranhão de Experiências que proporcionam conhecer a fundo a riqueza da cultura maranhense, a autenticidade das crenças, o colorido das manifestações culturais, os diversos sabores da culinária e o artesanato genuíno das mãos dos artistas e artesãos locais.

PARTICIPAÇÕES EM FEIRAS DE TURISMO NACIONAL

O stand do governo do Maranhão também esteve disponível para o trade local comercializar seus serviços.

Novos materiais gráficos e brindes da campanha foram lançados, em novembro, durante a 33º edição da Festuris, em Gramado. Durante a feira, a Setur-MA realizou reuniões estratégicas objetivando possibilitar uma maior visibilidade aos destinos turísticos maranhenses, além de traçar ações e planejamento para 2022.

Além da Festuris, a Setur esteve presente em outras tradicionais feiras de turismo nacional, como a 48º Abav Expo & Collab 2021, considerada a maior feira do segmento na américa latina, e a BTM-Brazil Travel Market, ambas realizadas em Fortaleza. Entre as ações desenvolvidas durante a Abav, a Setur-MA organizou capacitação para agentes de viagem, ações promocionais como a inclusão de propagandas em táxis de Fortaleza e reuniões estratégicas para atrair parcerias e investimentos.

Em outubro, a Setur-MA participou da 1º Circuito ACII de Negócios, em Imperatriz, com um stand em parceria com a Gama Adventure, onde foram expostos equipamentos utilizados em alguns dos esportes radicais realizados na Chapada das Mesas, como tirolesa, rapel, bike, dentre outros.  

Destaque para a grande demanda pelo passaporte da Chapada das Mesas, onde foram emitidos 462 passaportes no total, cerca de 70 documentos em apenas um dia.

DIVULGAÇÃO DO MARANHÃO EM FEIRAS INTERNACIONAIS


Os atrativos turísticos Maranhenses foram destaque também nas feiras internacionais. Durante a 25ª edição da Feira Internacional de Turismo (FIT), que aconteceu no início de dezembro, na Argentina.

Em novembro, a Setur esteve na Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) que aconteceu, em Belém-PA, onde na ocasião, foi lançado a Rota da Amazônia, que tem o objetivo de comercializar uma rota integrada com os principais atrativos turísticos do Maranhão, Pará e Amazonas. Durante o evento, a Setur-MA ministrou curso sobre detalhes da Rota Amazônia para o mercado de turismo de agentes de viagens e de receptivos do setor.

SÃO JOÃO DIANTE DO PÔR SOL NO CENTRO HISTÓRICO

Diante do cancelamento pelo segundo ano consecutivo do São João no estado, a Superintendência de Promoção, Marketing e Eventos da Setur resolveu inovar e promoveu a Live Pôr do Sol Especial São João do Maranhão, com apresentação da Companhia Barrica.

A festa ganhou programação especial e foi acompanhada pelas redes sociais nos perfis @maranhaoterradeencantos. Durante uma hora de apresentação da Companhia Barrica, o público vivenciou as experiências da capital maranhense em um belo Pôr do Sol no Centro histórico de São Luís.

MARANHÃO: DESTINO DAS CELEBRIDADES

Em 2021, os destinos turísticos do Maranhão estiveram entre os mais visitados pelas celebridades do país. Os lençóis Maranhenses foi o destino favorito das celebridades que teve como visitantes o apresentador Márcio Garcia, as atrizes Cláudia Raia e Sheron Menezes, os atores Sérgio Malheiros, Guilherme Piva e Guilherme Weber, o chef Lucas Corazza, além das digitais influencers, Sarah Poncio e Patty Leone.

Em suas redes sociais, os famosos compartilharam suas experiências em terras maranhenses, que teve desde cavalgada e presenciar o nascer e pôr do sol tomando café da manhã nas dunas no parque nacional do Lençóis Maranhenses.

“Os lençóis Maranhenses no final de tarde é um espetáculo. É nesse momento, ouvindo somente o barulho do vento, que temos a real dimensão de Deus. Somos pequenos demais diante da natureza. E nossa obrigação como seres humanos é admirar mas acima de tudo, preservar”, relatou a digital influencer, Patty Leone, uma das influencers convidadas pelo Governo do Estado para divulgar os destino do Maranhão, por meio de Press Trips.

Segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), os Lençóis Maranhenses, esteve entre rotas como Maldivas e a mexicana Tulum, como destino preferido pelos brasileiros. Os dados são do boletim mensal Dados e Cenários Futuros, divulgado em julho pela Braztoa, responde por cerca de 90% das viagens de lazer negociadas no País.

Informação: Turismo MA  

0 comentários:

Postar um comentário