segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Concluída a 1ª etapa do Projeto Canteiro Escola com a revitalização de 28 metros de fachada do mercado da Praia Grande  

São Luís – A 1ª etapa do Projeto Canteiro Escola foi concluída. O Projeto é uma parceria entre a Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), em parceria com o Sinduscon-MA, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Sebrae, que tem o objetivo de capacitar mão de obra para a construção civil, visando a conservação dos bens culturais protegidos por lei.   

A primeira fase do Projeto já concluiu a área externa do Mercado das Tulhas, correspondente à Rua Catarina Mina. Foram entregues 28 metros de fachada, incluindo a entrada principal do prédio histórico, além de portas de madeira e de alumínio e dos gradis que receberam a intervenção nessa primeira etapa do programa. 

Os alunos trabalharam com metais antioxidantes e, também, com o fundo das madeiras, preparando-as para receber acabamento. As paredes receberam reboco com argamassa e pintura conforme as orientações dos técnicos do IPHAN e FUMPH. 

O aluno de pedreiro de revestimento, Odair Mendonça, 40 anos, foi selecionado pelo projeto e se sente grato em fazer parte dessa ação. “Como as dificuldades foram grandes com essa pandemia, esse projeto veio numa boa hora porque eu não tinha qualificação. Tenho aprendido muita coisa com os professores de alta qualidade que têm paciência para ensinar os alunos. Então estou me sentindo bem e agradeço a Deus de poder fazer parte desse trabalho. Estar aqui é olhar para um futuro mais digno com mais chances de trabalho e de colocar o pão de cada dia na mesa da minha família”. 

O projeto Canteiro Escola começou em novembro de 2021 e conta com as empresas parceiras:  Eneva, Vale, Alumar, Equatorial, Alfa Engenharia, B2O Partners, Canopus Construções, Construtora Constans, Dimensão Engenharia, Construtora Escudo, MH Arquitetura Urbanismo e Construções, MRV Engenharia e Silveira Engenharia 

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário