quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

As potencialidades maranhenses das cadeias produtivas são inúmeras, como exemplos temos o manejo da juçara, a produção de polpas, doces e geleias de frutas regionais como cupuaçu e bacuri que movimentam a bioeconomia estadual e ainda são a principal alternativa de renda e segurança alimentar para muitas comunidades tradicionais do estado. Pensando nisso,  a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) separou importantes informações sobre essas riquezas do Maranhão. Hoje, você conhecerá mais sobre as regiões dos Cocais e Transições.

A Região dos Cocais é considerada uma “mata de transição” e ocupa parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Pará e Tocantins. O nome deste ecossistema aponta para a presença de muitos cocais e dois tipos de palmeiras se destacam: nas regiões mais úmidas, o babaçu, também chamado de “coco-de-macaco”, e nas regiões mais secas, a carnaúba, popularmente conhecida como “árvore da vida”.

São extraídos destas plantas produtos considerados essenciais para a sobrevivência da população local, como a cera, a glicerina, o óleo, o álcool e as fibras. Além do extrativismo vegetal, a economia desta região também é baseada na atividade pecuária e nas culturas de arroz, soja e algodão. Vale ressaltar, ainda, que a Região dos Cocais possui a maior produção extrativista vegetal do país e tem a maior concentração de plantas oleaginosas do mundo. 

Gostou de saber mais sobre essas potencialidades maranhenses? Continue acompanhando nossa série e fique por dentro das riquezas do nosso estado! 

Informação: SEMA MA 

0 comentários:

Postar um comentário