segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Com o objetivo de otimizar a coleta de amostras de águas no estado para analisar a balneabilidade das praias, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) tem realizado testes para implantar a utilização de drones e, assim, expandir a eficiência na identificação da qualidade das águas. 

Um dos benefícios imediatos desse procedimento consiste em aumentar a regularidade do monitoramento de água, ao mesmo tempo em que é implementada uma nova tecnologia de amostragem de água em todo o estado. 

A ação visa, também, maior agilidade na emissão de laudos de balneabilidade das praias do estado. O termo balneabilidade se refere à qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, ou seja, é a capacidade que um local tem de possibilitar o banho e atividades desportivas em suas áreas. Por isso, a SEMA realiza coleta, semanalmente, nas praias Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’água, Meio, Araçagy, Olho de Porco e Mangue Seco

No processo de avaliação para determinar a qualidade das águas das praias, os técnicos da SEMA coletam amostras de água do mar e levam para o Laboratório de Análises Ambientais, onde são realizados os procedimentos técnicos para determinação aproximada do número de bactérias fecais no líquido.

Informação: Sema MA 

0 comentários:

Postar um comentário