segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Proporções cada vez maiores. O final de semana foi marcado por novos ataques russos à Ucrânia, com mais destaque aos feitos à capital do país, Kiev.

Segundo o Ministério da Defesa ucraniano, 352 civis já foram mortos durante a invasão, incluindo 14 crianças. Mais 1.684 ficaram feridos.

Ontem, a tensão aumentou ainda mais por uma ameaça específica de Putin. O presidente ordenou que o Exército coloque a força nuclear estratégica do país em alerta especial, causando temor no resto do mundo, que sabe de seu potencial nuclear.

• Em resposta à situação, a União Europeia “saiu da moita” e aprovou o envio de caças — um tipo de avião militar — para a Ucrânia.

Os protestos: Pelo menos 48 cidades na Rússia viram manifestantes protestarem contra a guerra. E não foi só lá… Em Berlim, 100 mil pessoas foram às ruas contra a invasão, além de Madri, onde também aconteceram atos com esse objetivo.

Novidades nas sanções econômicas?

Sim, senhores. Se o Ocidente não está usando mísseis hipersônicos contra a Rússia, ele está usando as finanças como arma. As penalidades econômicas estão se equiparando às aplicadas em regimes como Cuba, Irã e Afeganistão, por exemplo:

💸 SWIFT: O SWIFT é o serviço global que facilita todas as transações internacionais. Os governos ocidentais, então, propuseram que bancos russos sejam expulsos do sistema.

🏦 Congelamento do Banco Central: A União Europeia comunicou, ontem, que mais da metade das reservas do Banco Central russo serão congeladas, algo que nunca aconteceu com um banco central do G20 antes.

🎯 Sanções à pessoa física. Os EUA, a UE e o Reino Unido incluíram Putin e seu chanceler, Sergei Lavrov, na lista de pessoas com bens congelados em seus territórios, que incluía, até então, Kim Jong UnLukashenka e Bashar al-Assad.

Olhando para o futuro… Não é simples dizer — ou chutar — os próximos passos de uma guerra. De qualquer forma, os membros da ONU se encontrarão hoje em uma reunião extraordinária para discutir o assunto. Será que sai algo?

Informações e imagem: The News

0 comentários:

Postar um comentário