terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Intenção da entidade empresarial foi verificar a experiência, que pode ser replicada no Maranhão 

SÃO LUÍS – Atendendo ao convite da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe), o vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Luiz Fernando Renner, participou, em Luiz Correia (PI), do evento comemorativo de inauguração da Zona de Exportação de Parnaíba, representando o início das atividades do Estado do Piauí no segmento de ZPEs. A abertura da zona de processamento permite o livre comércio das empresas instaladas na região com o exterior, podendo operar com suspensão de impostos, liberdade cambial, entre outros benefícios. 

“O primeiro empreendimento bem sucedido no Brasil é a ZPE de Pecém, em Fortaleza, que já está em funcionamento há alguns anos, e agora chega a de Parnaíba, que estava relativamente estruturada, mas havia alguns gargalos que somente agora foi possível superar, com uma equipe jovem, determinada, que botou para frente o empreendimento”, revelou o líder da FIEMA. 

Na oportunidade, a FIEMA estendeu o convite aos membros do Grupo de Trabalho da Federação “Pensar o Maranhão”. Integraram a comitiva ao Piauí José Reinaldo Tavares, ex-governador do Maranhão e diretor de Relações Institucionais da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), e Geraldo Carvalho, secretário adjunto de Estado de Programas Estratégicos (Sepe), representando o governo do Estado; além de Ronaldo Carmona e Allan Kardec, consultores da FIEMA, que desenvolvem o projeto Arco Norte. 

De acordo com Renner, a presença na inauguração em Luiz Correia foi uma oportunidade para a FIEMA assim como para os agentes do governo do Maranhão conhecerem melhor a ZPE de Parnaíba com foco em desenvolver a zona de exportação do Maranhão. O projeto de implantar uma zona de processamento no Estado é frequentemente discutido pela FIEMA em reuniões dos conselhos temáticos da entidade assim como nos encontros do GT “Pensar o Maranhão”. 

"Tivemos a oportunidade de ver o dinamismo do que está acontecendo no Piauí, que também pode ser replicado aqui no Maranhão, assim como nós vimos que aconteceu no Ceará. Lá no Piauí foi constituída uma empresa chamada Investe Piauí, que está liderando todos esses empreendimentos e fazendo com que a ZPE flua bem. Foi uma oportunidade ímpar de ver como um Estado mais pobre que o Maranhão, com a metade da nossa população, está conseguindo superar suas dificuldades. Tenho certeza que, com esse trabalho conjunto entre entidades empresariais e o governo do Estado, nós rapidamente podemos alcançar posições de expressão nesse cenário de ZPEs no Brasil, a exemplo do que já acontece no mundo inteiro", ressaltou o vice-presidente da FIEMA. 

Na ocasião, os representantes da FIEMA e do governo do Estado do Maranhão, no evento, tiveram a oportunidade de conversar e trocar ideias com o presidente da ZPE Parnaíba, Paulo Roberto Cardoso, com o secretário da Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles e com o presidente da empresa Investe Piauí, Victor Hugo Saraiva de Almeida, além de empresários industriais locais, presentes à inauguração.   

Informação: Fiema

0 comentários:

Postar um comentário