sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022
Entregue na última semana, a edição 2021 do prêmio prestigiou o movimento de conexão e interatividade capitaneado pelo Sebrae, que privilegiou a economia criativa da capital maranhense, gerando grande repercussão



Considerado o ‘Oscar do Turismo do Maranhão’ e idealizado pelo Jornal Cazumbá, o Prêmio Cazumbá de Turismo e Cultura 2021 foi entregue na última semana, enfatizando e homenageando personalidades, ações  empresas e instituições que se destacaram no ano passado. 

Na categoria “Turismo, Inovação e Economia Criativa”, um dos premiados foi o ‘Mobiliza São Luís’. movimento de iniciativa do Sebrae Maranhão que conectou mais de 100 negócios nas áreas de cultura, turismo e economia criativa durante nove dias em 2021.


A solenidade de premiação aconteceu no Rio Poty Hotel, com a presença de autoridades locais, representantes empresariais e criativos locais. Entre os presentes, estavam a analista do Sebrae Maranhão, Renata Costa, representando o diretor técnico Mauro Borralho de Andrade; a gestora do Sebraelab e coordenadora do Mobiliza SLZ, Danielle Abreu e a coordenadora estadual de Turismo e Cultura do Sebrae estadual, Flávia Nadler.

Nesta edição, o Prêmio Cazumbá  de Turismo e Cultura bateu um novo recorde de participantes e votantes. Foram contabilizados 70.576 votos.

O diretor técnico do Sebrae estadual, Mauro Borralho de Andrade, enfatizou a importância da homenagem dada ao Mobiliza SLZ. “O Prêmio Cazumbá é, na realidade, uma valorização e reconhecimento ao trabalho que envolve o Sebrae Maranhão e, em particular, a todos os criativos  que se empenharam na realização do Mobiliza São Luís, enfatizou, acrescentando que o movimento fortalece e celebra o que São Luís tem de mais belo e representativo: a cultura, o turismo e a economia criativa.

Mauro Borralho, reforçou, ainda, que, mesmo com a pandemia e respeitando todas as normas de biossegurança, o ‘Mobiliza São Luís’ foi potencializado já em sua primeira edição e deverá integrar o calendário regular de atividades do Sebrae no Maranhão.

“Nossa vocação para a cultura e o turismo é natural. O Sebrae se sente lisonjeado por ver essa ação tão grandiosa sendo reconhecida. Mais do que apenas entreter, o ‘Mobiliza SLZ’ também aqueceu a chama da economia ludovicense, apagada por quase dois anos de pandemia para diversos setores”, sinalizou.

Segundo o organizador do prêmio, jornalista e turismólogo Reginaldo Rodrigues, esta é  mais uma oportunidade da sociedade, por meio de um veículo especializado, reconhecer o que tem sido realizado de bom no setor.

“O Prêmio Cazumbá de Turismo e Cultura já faz parte do calendário de eventos do estado, sendo uma maneira de reconhecer e premiar quem, de fato, faz mais pelo turismo e pela cultura no Maranhão”, explicou Rodrigues.


Movimento de conexões

O Mobiliza SLZ é um movimento que tem como eixos principais a Cultura, o Turismo e a Economia Criativa. Trata-se de uma ação que resultou do esforço de empreendedores criativos e de turismo, entidades empresariais, artistas e produtores de eventos.

Desse esforço, resultou uma mistura e a conexão entre todos os potenciais econômicos e criativos de São Luís, na perspectiva de gerar desenvolvimento social e econômico, oportunidades justas para pequenos negócios criativos e o resgate e potencialização do orgulho de ser e pertencer à São Luís do Maranhão, em um dos momentos mais agudos da pandemia, marcando o início da reconstrução desse segmento, um dos mais afetados pela crise sanitária.


coordenadora do Mobiliza São Luís, Danielle Abreu, frisou que o movimento nasceu em um momento de retomada da economia. “Os empreendedores da economia criativa, da cultura e do turismo foram duramente impactados pela pandemia e o Mobiliza trouxe renovação e conexão para toda essa rede”, destacou.

Participar do Mobiliza SLZ como parceiro ou agente criativo é declarar amor, orgulho e respeito pela cidade. ‘É agregar a sua marca a um movimento que desperta o valor da cultura, da memória histórica, da criatividade, do empreendedorismo, da consciência de que as ações coletivas mobilizam desenvolvimento e reinventam a história de um lugar e de um povo”, finalizou a coordenadora estadual do Mobiliza SLZ  Danielle Abreu.

Texto: Laurene Leite
Extraído do JP Turismo

0 comentários:

Postar um comentário