segunda-feira, 21 de março de 2022

As Nações Unidas marcam neste 21 de março o Dia Mundial da Síndrome de Down. Neste ano, a data celebra a conclusão da campanha global em que usuários de redes sociais expressam o significado da inclusão na sociedade de pessoas vivendo com a condição, com o uso da hashtag #InclusionMeans.

A iniciativa promove troca de ideias, experiências e conhecimentos sobre a doença. A síndrome é provocada pela presença de um cromossomo 21 a mais, resultando em deficiências físicas e intelectuais.

A campanha busca ainda incentivar habilidades para a defesa da igualdade de direitos das pessoas com a doença. A taxa global de nascimentos de bebês com a síndrome de Down é de um entre mil ou até 1,1 mil nascidos vivos.

A data é observada há uma década e foi proclamada pela Assembleia Geral da ONU como forma de promover a conscientização pública sobre a síndrome de Down junto a estados-membros, organizações internacionais, sociedade civil e setor privado.

A ONU ressalta que é possível melhorar a qualidade de vida de pacientes com síndrome de Down se suas necessidades de saúde forem atendidas. Os cuidados incluem observações regulares com profissionais para acompanhamento físico e mental, incluindo fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, aconselhamento e educação especial.

Informação: Nações Unidas 

0 comentários:

Postar um comentário