domingo, 20 de março de 2022

“Coloca o dente debaixo do travesseiro que a ‘fadinha’ vem recolher o seu dentinho e deixar um presente!”. Aposto que você já ouviu sua mãe ou alguém falando essa frase, não é mesmo? Em contrapartida dessa ilusão da ‘fada do dente’, a ida ao dentista, na maioria das vezes, acaba sendo um dilema para pessoas que possuem algum tipo de trauma, seja devido a anestesia ou até mesmo, do barulho da broca. Quem nunca? E quando o assunto é levar o filho para a primeira consulta, a situação parece ficar um pouco mais complicada, pois começa ali todo um processo de convencimento.

O cenário pandêmico enfrentado desde a chegada da Covid-19 tem diminuído de forma drástica as visitas de pacientes aos consultórios odontológicos. Isso porque muitos ficaram com receio do vírus e seus riscos, o que ocasionou a queda na procura por procedimentos não considerados urgentes.

No dia 20 de março comemora-se o Dia Mundial da Saúde Bucal. Uma data significativa para relembrar a importância e a necessidade de manter hábitos diários e adequados com a saúde bucal desde a primeira infância, antes mesmo do nascimento do bebê.

“É importante que a população seja educada para que entenda que a saúde bucal é crucial para a manutenção da saúde integral. Não só o corpo, mas é preciso cuidar da cavidade oral, prevenir o início dos sintomas, a sensibilidade, a dor, por exemplo, e buscar ajuda de um profissional cirurgião dentista para que não avance para uma cárie, gengivite ou até uma periodontite”, explicou Karine Figueiredo, professora do Curso de Odontologia do Centro Universitário Estácio São Luís.

Orientações básicas

Karine orienta para algumas boas práticas. “Em casa, devemos fazer o nosso papel, manter um hábito diário, escovação adequada após as refeições - de 3 a 4 vezes ao dia - o uso do fio dental é importante também, pois é um aliado da escovação - paralisa muitas vezes o início de uma cárie, assim como o uso do flúor, importante para a prevenção, uma ferramenta terapêutica. Manter uma dieta equilibrada, diminuindo o açúcar e mantendo um controle, principalmente com crianças. Não exagerar no creme dental, pois ele está ali apenas para ajudar na escovação. Não existe nada que possa substituir uma escovação eficiente. Quem vai fazer com que a escovação seja de qualidade é você”.

A ida ao dentista

Eis que surge uma grande dúvida - quando sei que é o momento para ir ao dentista? Karine Figueiredo esclarece que a visita ao consultório deve ser feita periodicamente, mesmo sem sentir algum sintoma ou algum desconforto na cavidade oral, seja uma dor, ou alguma lesão, é preciso procurar um especialista. Caso não tenha, é bom prevenir. Quanto a arrancar dente em casa, as crianças naquela fase do primeiro dentinho, é arriscado fazer esse procedimento em casa? De acordo com a odontóloga, não existe nenhum risco quando é o primeiro dentinho do seu filho. “Mesmo fazendo esse processo em casa, que não é proibido, pois não é o dente definitivo, é bom sempre levar seu filho ao dentista para verificar se está tudo em ordem com a saúde bucal dos pequeninos”, finaliza. 

Informação: Cores Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário