quinta-feira, 24 de março de 2022



A iniciativa HEARTS nas Américas, liderada pelos Ministérios da Saúde com a participação de atores locais e a cooperação técnica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), foi reconhecida com o prêmio World Heart Awards 2021 na categoria “Promoção em Saúde Cardiovascular”.

A premiação, concedida pela Federação Mundial do Coração, celebra indivíduos e organizações por seus esforços no combate a estas enfermidades e por promover a saúde do coração em todo o mundo.

A iniciativa HEARTS busca se integrar harmoniosa e progressivamente aos serviços de saúde existentes nos países para promover a adoção das melhores práticas globais na prevenção e controle das doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte no mundo.

A estratégia também aperfeiçoa a atuação dos serviços de saúde, por meio de um melhor controle da hipertensão e da prevenção com ênfase na atenção primária à saúde.

A iniciativa está sendo implementada e expandida em 22 países para incluir mais de 1,4 mil centros de saúde em toda a região. Até 2025, a HEARTS será o modelo de gestão de risco de doenças cardiovasculares – incluindo hipertensão, diabetes e dislipidemia – na atenção primária à saúde nas Américas.

Entre os países e territórios das Américas que aderiram à iniciativa HEARTS estão Argentina, Barbados, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Ilhas Virgens Britânicas, El Salvador, Equador, Guiana, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Dominica, Santa Lúcia, Suriname, Guatemala, Panamá, Bahamas e Trinidad e Tobago.

O Brasil aderiu à estratégia internacional HEARTS em março de 2021. “Esta é uma agenda prioritária para o nosso país. O Brasil tem mais de 380 mil óbitos todos os anos por doenças do coração. Mil pessoas morrem por dia de doenças cardiovasculares. Claro que essas doenças não são infecciosas e, por isso, não podemos chamar de pandemia. Mas, em relação a número, têm uma importância tão grande quanto. Assinamos um termo de cooperação para criar um projeto de médio e longo prazo para reduzir a mortalidade cardiovascular”, afirmou o ministro da Saúde do Brasil, Marcelo Queiroga, durante o lançamento da iniciativa no país.

Os módulos das medidas técnicas da HEARTS são:

Hábitos saudáveis: aconselhamento a pacientes. Apresenta informações sobre os quatro fatores de risco comportamentais para as doenças cardiovasculares. Descreve intervenções breves com um enfoque no aconselhamento sobre fatores de risco e incentivo à adoção de hábitos saudáveis. Clique aqui para acessar o pacote técnico.

Evidências: protocolos baseados em evidências. Série de protocolos para padronização da conduta clínica no manejo da hipertensão e da diabetes. Clique aqui para acessar o pacote técnico.

Acesso a medicamentos e tecnologias essenciais. Informações sobre aquisição de medicamentos e tecnologias para as doenças cardiovasculares, e quantificação, distribuição, administração e manuseio de insumos no âmbito do estabelecimento. Clique aqui para acessar o pacote técnico.

Risco: manejo das doenças cardiovasculares baseado no risco. Informações sobre uma abordagem de risco total para conduzir a estratificação do risco e manejo dessas enfermidades. Inclui gráficos de risco específicos para cada país.

Trabalho de equipe como base para a atenção. Orientação e exemplos de atenção baseada em trabalho de equipe e redistribuição de tarefas relacionadas com a atenção a pacientes com doenças cardiovasculares. Contém também recursos para treinamento. Clique aqui para acessar o pacote técnico.

Sistemas de monitoramento. Informações sobre métodos de monitoramento e notificação na prevenção e no manejo das doenças cardiovasculares. Contém indicadores padronizados e ferramentas de coleta de dados.

Mais informações sobre a iniciativa HEARTS - A OPAS publicou recentemente um guia para a implementação da iniciativa que expande as lições específicas aprendidas com a implementação sistemática nas Américas, uma vez que abrange vários papéis e requer coordenação entre departamentos dos Ministérios da Saúde, partes interessadas, agências parceiras, sociedades científicas e instituições acadêmicas.

A HEARTS nas Américas está trabalhando com os países no uso de protocolos de medição corretos, validação de monitores de pressão arterial e fortalecimento de marcos regulatórios para garantir o uso exclusivo de monitores validados.

Além disso, a OPAS disponibilizou a todos os profissionais da atenção primária à saúde e ao público em geral uma calculadora de risco cardiovascular. Este aplicativo gratuito estima o possível risco de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral ou morte cardiovascular em 10 anos.

Informação: Nações Unidas 

0 comentários:

Postar um comentário