quinta-feira, 24 de março de 2022

Iniciativa integra conjunto de ações para o fortalecimento desses percursos no país

Com o objetivo de promover e fortalecer as trilhas de longo curso no país, o Ministério do Turismo realizou nesta quarta-feira (23.03) reunião com os interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e das Instâncias de Governança Regionais para apresentar as ações que a Pasta vem desenvolvendo no sentido de ampliar estes percursos no Brasil.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ressalta a potencialidade natural do Brasil para o turismo de natureza e reforça que a estruturação das trilhas de longo curso ampliaria o fluxo de visitantes no país. “Disseminar e estimular a adesão às trilhas de longo curso é uma das ações do MTur para desenvolver estes percursos e consolidar esse produto turístico estratégico para o posicionamento do Brasil no segmento de turismo de natureza”, afirmou o ministro.

O encontro virtual foi realizado em conjunto entre as Secretarias Nacionais de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, por meio do Departamento de Inteligência Mercadológica do Turismo, e de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, por meio do Departamento de Ordenamento Turístico.

“O PRT se baseia nessa importante integração entre as diversas áreas do MTur para promover as políticas de turismo desenvolvidas no âmbito federal. Esse contato direto com os estados, municípios e regiões turísticas permite disseminar os programas e ações da Pasta e incentivar a adesão a eles. Trabalhamos para fortalecer e ampliar a nossa rede de interlocutores e desenvolver o turismo nacional a partir da regionalização”, destaca a secretária nacional de Atrações de Investimentos, Parcerias e Concessões, Débora Gonçalves.

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Fábio Pinheiro, reforça que o Brasil tem potencial para ser referência em trilhas de longo curso e concorrer com destinos como Estados Unidos, Canadá e Europa. “Este momento foi essencial para orientar os interlocutores de como os estados e municípios podem implementar este projeto. Quando mais municípios aderirem à iniciativa mais este produto se consolidará no país”.

Bernardo Issa, representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), destaca que as trilhas de longo curso são uma tendência do turismo mundial e que é de suma importância o engajamento das regiões turísticas em aderirem à iniciativa.

“Seria o casamento perfeito que as trilhas fossem integradas às regiões turísticas. Este é um produto turístico singular, mas é preciso governança. Que bom que estamos tendo a oportunidade de apresentar isso hoje. Vale a pena vocês mergulharem nisso, conhecer um pouco mais do projeto, porque é um super produto de baixo custo de implantação e retorno alto e rápido”, comentou.

MANUAL - Na última semana, o MTur em conjunto com a Unesco contratou, por meio de edital, consultoria especializada que será responsável por desenvolver um manual com orientações para apoiar a criação, a estruturação e a promoção de Trilhas de Longo Curso no Brasil. A primeira reunião de alinhamento com a empresa selecionada PLANTUC Consultoria Socioambiental foi realizada nesta semana para iniciar o desenvolvimento do ebook. O encontro contou com a participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente, do ICMBio e da Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso.

REDETRILHAS - A RedeTrilhas tem por objetivo ampliar e diversificar a oferta turística brasileira, de modo a estimular o turismo em áreas naturais, gerar emprego e renda para as comunidades nas quais os percursos se desenvolvem e promover as trilhas de longo curso como instrumento de conservação da biodiversidade. Além disso, busca conferir maior significado aos parques nacionais a partir da criação de rotas turísticas integradas que fortalecem a conexão entre as mais diversas paisagens do Brasil.

ADESÃO - As propostas de adesão de Trilhas de Longo Curso à RedeTrilhas devem ser apresentadas ao Ministério do Meio Ambiente em meio físico ou por meio do e-mail redetrilhas@mma.gov.br e podem ser encaminhadas por órgãos públicos, organizações da sociedade civil ou entes privados, de acordo com os requisitos para adesão estabelecidos na Portaria Conjunta MMA/MTur/ICMBio nº 500, de 15 de setembro de 2020.

Informação: Ministério do Turismo 

0 comentários:

Postar um comentário