quinta-feira, 17 de março de 2022

Nos dois últimos anos o Maranhão vem apresentando quedas significativas nos quantitativos de focos de calor no Estado. Essa redução é reflexo do trabalho realizado pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), que atua fortemente no combate e na prevenção de queimadas e dos focos de fogo por todo o Estado através do Programa Maranhão Sem Queimadas

As queimadas causam a poluição do ar, dos recursos hídricos, desequilíbrio no clima de uma região, diminuição na oferta de água, destruição da vegetação, morte de animais, destruição de nutrientes do solo, queimaduras e trazem sérios problemas à saúde humana, pois pioram a qualidade do ar. 

De acordo com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, somente os incêndios florestais aumentariam em 21% as emissões anuais de gases estufa relacionadas ao desmatamento na Amazônia nos últimos 15 anos – isso se fossem contabilizados, o que não acontece atualmente. O número faz parte de um estudo lançado hoje pelo IPAM durante a COP26.

Via de regra, o segundo semestre é marcado pelo alto índice de queimadas por todo o Brasil e, no Maranhão, o Governo do Estado, preocupado com o meio ambiente, desenvolveu uma força tarefa que objetiva o combate, a prevenção de queimadas e dos focos de fogo, que afetam diretamente a saúde da população maranhense.

Nos anos de 2020 e 2021, a SEMA desenvolveu diversas ações que oportunização na diminuição dos índices de queimadas no estado. Com seis campanhas do Programa Maranhão Sem Queimadas em 2020. Já em 2021,  foram desenvolvidas mais seis campanhas do Programa que contou com a doação de dezenas de equipamentos ao Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBBMA) para auxiliar no combate direto aos incêndios florestais, além da formação de brigadistas em diversas cidades.

Outra importante ação realizada pela SEMA se dá pelo monitoramento constante dos eventos climáticos críticos que, oportunamente, podem ser informados ao CBMMA para que haja atuação nos locais com incêndios florestais. Ademais, o desenvolvimento de campanhas que auxiliam na educação ambiental se torna fundamental para que não ocorra esses incêndios de forma criminosa ou sem intenção.

Informação: Sema MA 

0 comentários:

Postar um comentário