quinta-feira, 17 de março de 2022
(foto: Antonio Dino Tavares explica a planta do Hospital do Câncer Dr Antonio Dino aos deputados federais, João Marcelo e Hildo Rocha, deputada estadual Thaiza Hortegal, prefeito Luciano Rocha e Senador Wellington Rocha)


No último sábado, dia 12, a Fundação Antonio Dino fez o lançamento da Pedra Fundamental do Hospital do Câncer Dr Antonio Dino em Pinheiro. A Fundação Antonio Dino mantém o Hospital do Câncer Aldenora Bello em São Luís e atende pacientes com câncer de todo o Estado do Maranhão. Este Hospital só será possível graças ao apoio da bancada federal do Maranhão que destinou emenda parlamentar de 25 milhões.

"Graças a essa emenda vamos construir nosso primeiro Hospital fora de São Luís que atenderá a população da Baixada e Litoral Norte com mais conforto, segurança e economia pois não fará a viagem até São Luís. É um grande ganho para a população: acesso ao tratamento de forma mais rápida" diz D. Enide Jorge Dino, presidente da Fundação Antonio Dino.

Com o lançamento da pedra fundamental se deu o início da construção do Hospital do Câncer Dr Antonio Dino em Pinheiro com previsão de entrega da primeira etapa ainda este ano. "Temos um compromisso com a população e com a bancada federal, assim, queremos cumprir todos os prazos para que o hospital comece a funcionar o quanto antes', afirma Antonio Dino Tavares, vice presidente da Fundação Antonio Dino.

O Hospital do Câncer Dr. Antonio Dino tem 13 mil metros de terreno e terá 5 mil em área construída, 51 leitos mais 5 de emergência, 8 consultórios médicos com pelo menos 12 especialidades e 6 leitos de UTI. E mais: emergência oncológica e Serviço de Pronto Atendimento (SPA), Centro Cirúrgico com 6 salas, Quimioterapia, Serviço de Imagem Completo, Equipe Multidisciplinar, 250 empregos diretos gerados, fora o benefício e crescimento para a região. Para a direção da Fundação Antonio Dino a estimativa é de 83 mil atendimentos anuais com previsão em atender mais de 40 municípios tanto da baixada, litoral norte e proximidades.

"Essa é uma de nossas metas colocadas em ação: descentralizar o atendimento oncológico e torná-lo mais acessível à população. Agradeço aqui o comprometimento da Bancada Federal em tornar essa meta possível. Lembrando que precisamos muito desse apoio visto que pra funcionar, um Hospital precisa de recursos. Este é só o começo!", concluiu Antonio Dino Tavares.

Sobre a Fundação Antonio Dino

A Fundação Antonio Dino recebe o nome de um dos médicos que iniciou o combate ao câncer no Maranhão a frente do Hospital do Câncer Aldenora Bello durante quase 12 anos. Tudo começou pelo hospital em 1964 com uma sala de Raio-X e uma sala de voluntárias coordenada pelo Dr Antonio Dino e a Sra Enide Jorge Dino, sua esposa, que assumiram a Liga Maranhense e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, respectivamente.

Iniciaram campanhas de arrecadação de recursos para a construção de um pavilhão para abrigar uma Bomba de Cobalto, aparelho que realizava tratamentos de radioterapia contra o câncer. Após inúmeras dificuldades, em março de 1976, a Bomba de Cobalto foi instalada. Infelizmente, pouco tempo depois, o Dr Antonio Dino veio a falecer vítima de uma parada cardíaca no dia 18 de julho de 1976.

Foi então criada a Fundação Antonio Dino em 10 de dezembro de 1976 com o objetivo de manter o Hospital do Câncer Aldenora Bello em sua missão original de atender aos pobres e indigentes sem cobrar por seus serviços. Uma entidade filantrópica que tem o trabalho voltado à população maranhense, portadora de câncer, em especial, a mais carente.

Tem sua sede em São Luís do Maranhão, localizada próximo ao Hospital do Câncer Aldenora Bello, onde além do hospital possui três casas: uma funciona a sede administrativa e as outras duas são Casas de Apoio, que hospedam crianças e senhoras, geralmente do interior, que não possuem lugar nem recursos para ficarem na cidade durante o tratamento.

Essas casas são sustentadas pela Fundação Antonio Dino através de doações da comunidade. Os pacientes têm inteiro apoio em alimentação, remédios, vestuários, transporte e suporte psicopedagógico para dar continuidade ao tratamento.

Para um melhor desempenho do objetivo da Instituição foram criadas unidades operacionais que se complementam para chegar em sua missão que é:

Ser referência, e ter reconhecimento como instituição filantrópica eficaz, na assistência aos pacientes com Câncer.

Informação: PW

0 comentários:

Postar um comentário