segunda-feira, 28 de março de 2022


Depois do sucesso em São Luís; nessa quarta-feira (30.03) a cidade de Alcântara vai ser palco do relançamento do premiado romance “Noite sobre Alcântara”, de autoria do escritor Josué Montello, que ganhou uma terceira edição.

A realização do projeto é da Casa do Autor Maranhense em parceria com a CCJM / Casa de Cultura Josué Montello, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura com patrocínio da Equatorial Maranhão.

Em Alcântara, o apoio e a articulação do evento foram realizados pelo Museu Histórico de Alcântara – MHA, entre outros parceiros locais. Segundo a bibliotecária e gestora da CCJM Joseane Souza, uma ampla programação foi montada para celebrar esse, que é considerado um importante marco literário.

A programação começará às 10H no Centro Educa Mais Aquiles Batista Vieira, com a palestra “Por um Turismo Literário em Alcântara: roteiro guiado pela obra ‘Noite sobre Alcântara’, de Josué Montello”, que será proferida pela Tecnóloga em Gestão de Turismo Ducilea Ribeiro. Em seguida, acontece a palestra “Alcântara através da obra de Montello” com Wanda França, Bibliotecária da Casa de Cultura Josué Montello e uma expert na obra Montelliana.

À tarde, o evento artístico – recreativo será destinado a multiplicadores como professores da cidade e integrantes de bibliotecas escolares e de clube de leitura; e acontecerá às 15H no Largo da Capela do Desterro. Em parceria com a entidade Oca Maranhão Praia do Barco, será realizada ação de incentivo à leitura e escrita a partir dos diários da personagem Maria Olívia; além da Oficina de confecção de diários artesanais, com papel reciclado e de fibras vegetais; e uma vivência de desenho e pintura a partir de corantes naturais.

E das 19H às 23h, acontece na Galeria de Arte Diógenes Ribeiro, na sede do Museu Histórico de Alcântara – MHA o lançamento da terceira edição do livro “Noite sobre Alcântara”; com abertura da Exposição “Alcântara, História e Inspiração através da escrita Montelliana” ; Performance Poética da personagem “Maria Olívia e seu Diário”, com Claudenice Paiva e a

Performance Teatral “A visita do Império ao relançamento do livro Noite sobre Alcântara”, com Ana Clara Souza (Imperatriz) e Demétrio Boueres (Imperador), ambos da Cia. de Teatro Culturarte de Alcântara. Em seguida, a recepção acontecerá no jardim do MHA. O evento é aberto ao público.

Informação: Intermídia Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário